Contribuições da cognição musical para o aprendizado da expressividade pianística de Cesar Camargo Mariano : um estudo experimental
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar processos cognitivos relacionados à expressividade musical empregados na execução de três peças para piano solo de Cesar Camargo Mariano (CCM), por meio da comparação do aprendizado musical baseado em partituras e áudios originais destas obras. O intuito deste trabalho é auxiliar pianistas na aquisição de performances musicais expressivas, que reproduzam à sonoridade mais fiel possível àquela estabelecida pelo compositor. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira envolveu um estudo de desenvolvimento, em que cinco alunos de piano aprenderam três peças do compositor. Eles foram divididos em dois grupos: Grupo A, que estudou as peças via partitura neutra (sem parâmetros de expressividade) e, posteriormente, as estudou via partitura expressiva (com parâmetros de expressividade musical) e via áudio (após ouvir as gravações originais feitas pelo compositor). O Grupo B executou as mesmas tarefas, entretanto, com a ordem das duas últimas tarefas alteradas: primeiramente, o estudo das peças foi via áudio e posteriormente via partitura expressiva. Após a aprendizagem das peças, foram feitos registros em áudio das peças tocadas ao piano entre uma etapa e outra, e também entrevistas, para ambos os grupos. Na segunda etapa do estudo foi realizado um experimento, em que 24 músicos profissionais (experts) de música popular desempenharam uma tarefa de escuta e avaliação das performances musicais gravadas pelos pianistas. Para tanto ouviram tais performances musicais, sendo que cada trecho foi precedido pelo trecho original gravado pelo pianista CCM. Em seguida a cada audição foi realizado o preenchimento de uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) relacionado à avaliação de quão parecida a segunda performance foi em relação à primeira, em termos de expressividade musical. Todos os trechos musicais tiveram aproximadamente 30 segundos de duração e foram expostos de forma aleatória entre os ouvintes. O teste ANOVA foi empregado para comparar as respostas dos experts, em função dos trechos musicais analisados, por meio dos delineamentos experimentais 3 (fases) x 2 (grupos: A ou B) e 3 (fases) x 5 (pianistas). Os resultados mostraram que as performances de ambos os grupos foram julgadas pelos experts como sendo mais bem qualificadas quando os pianistas tiveram acesso tanto à partitura com parâmetros de expressividade musical, quanto ao áudio com as gravações originais das obras executadas. As diferenças estatísticas mais significativas em relação à melhoria da qualidade das performances foram observadas quando as partituras com os elementos gráficos que indicam parâmetros de expressividade musical foram apresentadas, mostrando que este tipo de partitura pôde ser um diferencial no aprendizado musical dos pianistas que participaram deste experimento. Abstract: The purpose of this research was to investigate cognitive processes related to musical expressiveness used in the execution of three pieces for solo piano by Cesar Camargo Mariano (CCM), through the comparison of the musical learning based on scores and original audios. This study was made to help pianists in acquiring expressive musical performances that reproduce the most accurate sonority as possible in relation to what was established by the composer. The research was divided into two stages: the first one involved a development study, in which five piano students learned three pieces by the composer. They were divided into two groups: Group A, who studied the pieces through a neutral score (without expression parameters) and later studied the expressive score (with parameters of musical expression) and via audio (after listening to the original recordings made by composer). Group B performed the same tasks, however, the order of the last two tasks was modified: first, the study of the pieces was carried out via audio and subsequently via expressive score. After the learning of the pieces on the piano, audio recordings of the pieces were made between stages, as well as interviews to both groups. In the second stage of the study, an experiment was carried out in which 24 professional musicians (experts) of Brazilian popular music performed the tasks of listening and evaluating musical performances recorded by the pianists. For this, the recorded performances were listened to, each section preceded by the original piece recorded by the pianist CCM. Then, after the listening task, a semantic differential scale was filled (range 0-10) relating how similar the second performance was to the first, in terms of musical expressiveness. All musical excerpts had about 30 seconds long and were distributed randomly among listeners. The ANOVA test was used to compare the responses of the experts, according to the experimental designs 3 (phase) x 2 (groups A or B) and 3 (phase) x 5 (pianists). The results showed that the performances of both groups were judged by experts as being better qualified when pianists had access to both score with parameters of musical expression, as the audio with the original recordings of the pieces played. The most significant statistical differences by concerning the quality improvement of the performances were observed when the scores with the graphics that indicate musical expressiveness parameters were presented, showing that this type of score can make a difference in musical learning the pianists who participated in this experiment.
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- Dissertações [199]