O amor que você dá, o amor que você recebe : as espacialidades dos fãs transculturais
Resumo
Resumo: As culturas de fãs possuem impactos econômico, social e cultural palpável no mundo contemporâneo, mas também impactam os sujeitos, em suas vidas, seus espaços, suas memórias, suas percepções. Apesar disso, na geografia brasileira, são poucas as pesquisas se preocupam com as dinâmicas espacializadas dos fãs. Nesse contexto, essa dissertação parte do seguinte problema de pesquisa: como se dão as espacialidades de fãs decorrentes de suas relações com seus ídolos, considerando as características transculturais das culturas de fãs? Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar as espacialidades das relações de fãs transculturais de música com e ao redor de seus ídolos. Como objetivos específicos, pretende-se: i) Compreender temporal e espacialmente as identidades, vivências e ações de fãs transculturais a partir da perspectiva de fãs de música; ii) Explorar como as relações fã-objeto e fã-fandom são construídas, vividas e experienciadas considerando diferentes contextos sociais; iii) integrar perspectivas teóricas e empíricas da geografia cultural e dos estudos de fãs. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratório e a metodologia empregada é a da Teoria Fundamentada em Dados (TFD) em sua abordagem proposta por Charmaz (2014). Foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com fãs de música transculturais. As entrevistas foram analisadas qualitativamente com aporte teórico na geografia cultural, principalmente através de David Seamon. Os resultados demonstram que os lugares do mundo dos fãs estão espalhados em três dimensões interconectadas (vida cotidiana, eventos musicais e turismo de fãs), através das quais as rotinas de tempo-espaço dos fãs perpetuam um sentido de lugar através de movimentos, encontros e descansos. Essa dissertação fornece uma estrutura teórica para conceituar as espacialidades cotidianas do fandom em diversos contextos culturais e geográficos. Abstract: Fan cultures have tangible economic, social, and cultural impacts on the contemporary world. They also affect individuals, their lives, their spaces, their memories, and their perceptions. However, research in Brazilian geography concerning the spatial dynamics of fans remains limited. Thus, this dissertation addresses the following research problem: how are fan spatialities configured, considering the transcultural characteristics of fan cultures? Thus, the general aim of the research is to analyse the spatialities of transcultural music fans' relationships with and around their idols. The specific aims are: i) To temporally and spatially comprehend the identities, experiences, and actions of transcultural music fans through their perspective; ii) To explore how fan-object and fan-fandom relationships are constructed, lived, and experienced considering different social contexts; iii) To integrate theoretical and empirical perspectives from cultural geography and fan studies. The research is qualitative and exploratory, employing the Grounded Theory (GT) methodological approach as proposed by Charmaz (2014). Five semi-structured interviews were conducted with transcultural music fans. The interviews were qualitatively analyzed with a cultural geography theoretical framework, primarily through David Seamon. The results demonstrate that fan world locations are distributed across three interconnected dimensions (everyday life, musical events, and fan tourism), through which fans' time-space routines perpetuate a sense of place through movements, encounters, and rest. This dissertation provides a theoretical framework to conceptualize the everyday spatialities of fandom across various cultural and geographical contexts.
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