Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoseghini, Wilson Flávio Feltrim, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorRegazzo, Giovannipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T14:15:47Z
dc.date.available2024-11-05T14:15:47Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90249
dc.descriptionOrientador: Prof. Wilson Flavio Feltrim Roseghinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 24/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As cidades enfrentam, no contexto atual, desafios relacionados à crise climática global e seus impactos, buscando diante disso, adaptações e ações para a redução desses impactos. Na dimensão da mobilidade, entre as soluções promovidas está o uso da bicicleta como meio de transporte, interligada aos demais modais existentes. Seu uso é apoiado por fatores de ordem ambiental, econômica e cultural, além de fatores ligados à promoção da saúde pessoal. A utilização da bicicleta no meio urbano possui diferentes funções, incluindo o uso recreativo, o uso esportivo e seu uso utilitário nos deslocamentos até o local de trabalho, além do crescimento de seu uso na ciclologística. Entre os fatores limitantes do uso da bicicleta está sua maior vulnerabilidade a impactos ambientais e climáticos, quando comparada por exemplo, a outros modos de transporte, como um motorista de automóvel ou um passageiro de ônibus. A vulnerabilidade envolvida nesses impactos pode variar de acordo com o tipo de uso e deslocamentos realizados com a bicicleta. Diante do cenário de crise climática e promoção do uso da bicicleta, o presente trabalho teve por interesse analisar dentro de uma perspectiva geográfica, algumas relações entre o clima urbano e os deslocamentos ciclísticos. Entre essas relações, esta pesquisa teve por objetivo geral avaliar as condições e níveis de estresse térmico em deslocamentos ciclísticos na cidade de Curitiba, bem como variabilidade térmica nos mesmos. Para tanto, foi utilizado um equipamento de coleta automática de dados atmosféricos de baixo custo, baseado na tecnologia arduino, instalado em uma bicicleta. As coletas de dados foram realizadas por transecto móvel, envolvendo o eixo estruturante sul da cidade de Curitiba, entre setembro de 2023 a março de 2024. Os dados coletados foram relacionados ao índice de estresse térmico utilizado pelo INMET, revelando que grande parte dos deslocamentos realizados apresentou níveis de estresse térmico entre calor moderado e estresse por calor muito elevado. Os impactos causados pelo estresse térmico na população têm como consequência direta o aumento potencial de doenças e da mortalidade, relacionados a eventos de calor extremo, além de reduções na produtividade no meio laboral. Esse impacto no clima urbano é potencializado por fenômenos como ilhas de calor, ondas de calor, além do aumento da temperatura global. Este trabalho buscou contribuir com os estudos climáticos em geografia e áreas afins, relacionadas ao clima urbano e à ciclomobilidade, com ênfase nas escalas microclimáticas. A proposta metodológica apresentada busca democratizar o conhecimento climático, possibilitando o acesso a dados meteorológicos primários, além de estar alinhado com os ODS números 10 e 13 da ONU (2015), que buscam reduzir as disparidades sociais e econômicas, promovendo igualdade de oportunidades para todos, incluindo ações de mitigação climática. A metodologia proposta é de baixo custo e fácil operação, o que contribui para a inclusão de mais pesquisadores e profissionais interessados nos estudos climáticos urbanos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Cities face current challenges related to the global climate crisis and its impacts, seeking adaptations and actions to reduce these impacts. Concerning of mobility, among the solutions promoted, is the use of bicycles as a means of transportation, interconnected with other existing modes. Its use is supported by factors of environmental, economic, and cultural order, as well as factors linked to the promotion of personal health. The use of bicycles in urban areas has different functions, including recreational use, sports use, and its utilitarian use in commuting to work, in addition to the growth of its use in cycle logistics. Among the limiting factors of bicycle use is its greater vulnerability to environmental and climatic impacts when compared, for example, to other modes of transportation, such as a car driver or bus passenger. The vulnerability involved in these impacts may vary according to the type of use and commuting carried out with the bicycle. Given the scenario of climate crisis and promotion of bicycle use, this study aimed to analyze, from a geographical perspective, some relationships between urban climate and cycling movements. Among these relationships, this research had the general objective of evaluating the conditions and levels of thermal stress in cycling movements in the city of Curitiba, as well as thermal variability in the same. For this purpose, a low-cost automatic data collection equipment based on Arduino technology was used, installed on a bicycle. Data collection was carried out by mobile transect, involving the southern structural axis of the city of Curitiba, between September 2023 and March 2024. The data collected were related to the thermal stress index used by INMET, revealing that a large part of the movements carried out presented levels of thermal stress between moderate heat and very high heat stress. The impacts caused by thermal stress on the population have direct consequences, potentializing the increase in diseases and mortality related to extreme heat events, in addition to reductions in productivity in the workplace. This impact on urban climate is exacerbated by phenomena such as heat islands, heatwaves, and the increase in global temperature. This work sought to contribute to climatic studies in geography and related areas, related to urban climate and cycling mobility, with emphasis on microclimatic scales. The proposed methodological approach seeks to democratize climatic knowledge, enabling access to primary meteorological data, and is aligned with UN Sustainable Development Goals (SDGs) 10 and 13 (2015), which aim to reduce social and economic disparities, promoting equality of opportunities for all, including climate mitigation actions. The proposed methodology is low-cost and easy to operate, contributing to the inclusion of more researchers and professionals interested in urban climatic studies.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectBicicletas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleCiclomobilidade e clima urbano : avaliação de níveis de estresse térmico em deslocamentos ciclísticos na cidade de Curitiba, utilizando a tecnologia Arduinopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples