• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Role-playing game (RPG) de mesa para o ensino de pensamento computacional para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-HUGO FELIPE WIEGUE DE SOUZA.pdf (1.818Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Souza, Hugo Felipe Wiegue de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Na área educacional, é crucial proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência, atendendo às suas necessidades, independentemente de suas habilidades ou características individuais. Este trabalho de conclusão de curso teve como motivação avaliar o impacto das atividades de Role-Playing-Game (RPG) de mesa no desenvolvimento do pensamento computacional em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi aplicado um RPG focado no ensino de pensamento computacional com 4 alunos do 4° ano do ensino fundamental, sendo 2 alunos com TEA. Foram realizados questionários pré e pós-jogo para avaliar a compreensão dos conceitos, além de observações qualitativas. Os resultados indicaram que o RPG foi promissor como estratégia pedagógica para o ensino de pensamento computacional, além de proporcionar benefícios como melhora na participação e interação social dos alunos com TEA ao longo da atividade
     
    Abstract : In the educational area, it is crucial to include people with disabilities, meeting their needs, regardless of their abilities or individual characteristics. This conclusion work was motivated to evaluate the impact of tabletop RPG activities on the development of computational thinking in students with Autism Spectrum Disorder (ASD). An RPG focused on teaching computational thinking was applied to 4 students in the 4th year of elementary school, 2 of whom had ASD. Pre- and post-game questionnaires were carried out to assess understanding of concepts, in addition to qualitative observations. The results indicated that the RPG was promising as a pedagogical strategy for teaching computational thinking, in addition to providing benefits such as improving the participation and social interaction of students with ASD throughout the activity
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90248
    Collections
    • Computação (Palotina) [7]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV