• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Utilização do resíduo da concha de ostra em concretos asfálticos usinados a quente

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SILVA, Gabriela Zibeti da.pdf (3.468Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Gabriela Zibeti da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O resíduo da concha da ostra (RCO) é um subproduto das ostras que possui propriedades importantes na construção civil, como na sua composição química rica em carbonato de cálcio. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do RCO quando utilizado como fíler em concreto asfáltico usinado a quente. Para esse propósito utilizou-se de o ensaio de estabilidade e fluência Marshall de acordo com a Norma Rodoviária DNIT 447/2024. Para isso, foi coletado o RCO no bairro Cabaraquara em Guaratuba/PR e no laboratório o material foi lavado, secado sob sol, processado em um moinho de bolas e por fim passou pela peneira 0,075mm. Foram feitos três corpos de prova de CAUQ com fíler de RCO e três CPs com fíler de Cal CH1. Os resultados demonstram que a massa especifica aparente e o volume de vazios para ambas as misturas se assemelharam e a estabilidade das amostras se mantiveram acima dos valores de referência, porém a fluência encontrada nos CPs de CAUQ com RCO foi acima do limite estipulado pelo DER/PR, tornando o concreto asfáltico mais fluído. A análise do percentual de vazios, estabilidade e fluência do concreto asfáltico é de suma importância para prever o comportamento do pavimento asfáltico quanto a resistência a fadiga e deformações permanentes, evitando a geração de patologias futuras aos pavimentos asfálticos.
     
    Abstract : Oyster shell waste (OSW) is a byproduct of oysters that has important properties in civil construction, such as its chemical composition rich in calcium carbonate. In this context, the objective of this study is to analyze the behavior of OSW when used as filler in hot-mix asphalt concrete. For this purpose, the Marshall stability and flow test was used according to the DNIT Road Standard 447/2024. OSW was collected in the Cabaraquara neighborhood in Guaratuba/PR and in the laboratory, the material was washed, sun-dried, processed in a ball mill, and finally passed through a 0.075mm sieve. Three specimens of HMAC with OSW filler and three specimens with CH1 lime filler were made. The results show that the apparent specific mass and the void volume for both mixtures were similar and the stability of the samples remained above the reference values, but the flow found in the HMAC specimens with OSW was above the limit stipulated by DER/PR, making the asphalt concrete more fluid. The analysis of the percentage of voids, stability, and flow of the asphalt concrete is of utmost importance to predict the behavior of the asphalt pavement in terms of fatigue resistance and permanent deformations, avoiding the generation of future pathologies in the asphalt pavements.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90158
    Collections
    • Engenharia Civil (Pontal do Paraná) [52]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV