Utilização do resíduo da concha de ostra em concretos asfálticos usinados a quente
Resumo
Resumo : O resíduo da concha da ostra (RCO) é um subproduto das ostras que possui propriedades importantes na construção civil, como na sua composição química rica em carbonato de cálcio. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do RCO quando utilizado como fíler em concreto asfáltico usinado a quente. Para esse propósito utilizou-se de o ensaio de estabilidade e fluência Marshall de acordo com a Norma Rodoviária DNIT 447/2024. Para isso, foi coletado o RCO no bairro Cabaraquara em Guaratuba/PR e no laboratório o material foi lavado, secado sob sol, processado em um moinho de bolas e por fim passou pela peneira 0,075mm. Foram feitos três corpos de prova de CAUQ com fíler de RCO e três CPs com fíler de Cal CH1. Os resultados demonstram que a massa especifica aparente e o volume de vazios para ambas as misturas se assemelharam e a estabilidade das amostras se mantiveram acima dos valores de referência, porém a fluência encontrada nos CPs de CAUQ com RCO foi acima do limite estipulado pelo DER/PR, tornando o concreto asfáltico mais fluído. A análise do percentual de vazios, estabilidade e fluência do concreto asfáltico é de suma importância para prever o comportamento do pavimento asfáltico quanto a resistência a fadiga e deformações permanentes, evitando a geração de patologias futuras aos pavimentos asfálticos. Abstract : Oyster shell waste (OSW) is a byproduct of oysters that has important properties in civil construction, such as its chemical composition rich in calcium carbonate. In this context, the objective of this study is to analyze the behavior of OSW when used as filler in hot-mix asphalt concrete. For this purpose, the Marshall stability and flow test was used according to the DNIT Road Standard 447/2024. OSW was collected in the Cabaraquara neighborhood in Guaratuba/PR and in the laboratory, the material was washed, sun-dried, processed in a ball mill, and finally passed through a 0.075mm sieve. Three specimens of HMAC with OSW filler and three specimens with CH1 lime filler were made. The results show that the apparent specific mass and the void volume for both mixtures were similar and the stability of the samples remained above the reference values, but the flow found in the HMAC specimens with OSW was above the limit stipulated by DER/PR, making the asphalt concrete more fluid. The analysis of the percentage of voids, stability, and flow of the asphalt concrete is of utmost importance to predict the behavior of the asphalt pavement in terms of fatigue resistance and permanent deformations, avoiding the generation of future pathologies in the asphalt pavements.