O folclore, o popular e o erudito nas canções típicas brasileiras de Villa-Lobos : uma abordagem interpretativa
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Machado, Marilia Teixeira de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho é fruto do estudo de possibilidades interpretativas da canção brasileira de câmera, em particular do canto nacional, estética vocal assim categorizada por Villa-Lobos (1887-1959), Mário de Andrade (1893-1945) e Elsie Houston (1902-1943). Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo suas Canções Típicas Brasileiras. Para este trabalho, foram consideradas as dez primeiras canções, por terem sido publicadas no mesmo período (1929-30) e dedicadas à mesma pessoa, Elsie Houston, cuja perform ance foi observada. Também foi considerado o ideário modernista, capitaneado por Mário de Andrade. Em virtude da constatação de se referirem as Canções Típicas Brasileiras a uma representatividade nacional, em termos vocais, a abordagem analítica se inspirou na teoria dos símbolos de Cari Gustav Jung (1875-1961), pela renitente utilização de arquétipos e símbolos coletivos e de referência ao inconsciente coletivo. Em se tratando de música do século XX e variados os tipos das canções, a análise proposta enfatizou a relação entre texto e música e as im plicações estéticas do conceito de canto nacional na construção da perform ance. A análise musical, portanto, foi feita através da coleta do material, conforme proposto por John White (1936 - ) e a conexão entre a contextuaiização sócio-cultural das peças e a escrita musical foi realizada analisando-se os signos musicais coletados de acordo com a definição de Jean-Yves Bosseur (1947 - ) e com os conceitos de narratividade musical de Eero Tarasti (1948 - ) e Márta Grabócz (1952 - ). Verificou-se que a perform ance do canto nacional independe da técnica vocal do intérprete, mas implica na utilização de elementos tipicam ente brasileiros. O entrelaçamento de elementos eruditos, populares e folclóricos como definidores de questões interpretativas e implicações técnicas foi com preendido como principal parâmetro estético do canto nacional. Suas características específicas se referem essencialm ente a timbre, torneios melódicos, liberdade rítmica e acentuação, delineando o gesto vocal e a ginga, como exemplificado por esta autora no dvd em anexo. Verificou-se também que as Canções Típicas Brasileiras funcionam como um estudo para o cantor e, por conseguinte, seus parâm etros estéticos são aplicáveis à perform ance de outras canções de Villa-Lobos, não podendo nenhuma delas ser entendida como referencial isoladamente. Abstract: The present research docum ent is the result of a perform er’s investigation of interpretative possibilities o f Brazilian art song, in particular vocal aesthetic called canto nacional, proposed by Villa-Lobos (1887-1959), Mário de Andrade (1893-1945) and Elsie Houston (1902-1943). For this purpose, Villa-Lobos Canções Tipicas Brasileiras were explored. For this work, the first ten songs were considered to have been published in the sam e period (1929-30) and dedicated to the same person, Elsie Houston. Modernity ideals were taken in consideration, m ostly supported by Mário de Andrade and Elsie Houston in her performance. Referring these songs to a nationally identification in vocal terms, the analytical approach was inspired by the theory of the sym bols of Carl Gustav Jung (1875-1961), because of the use of archetypes and collective symbols and reference to the collective unconscious. In the case of twentieth century m usic and different types of songs, the proposed analysis em phasized the relationship between text and m usic and aesthetic im plications of the canto nacional concept in building performance. Therefore the musical analysis was made by collecting the material as proposed by John W hite (1936 -) and the connection between the socio-cultural context of the pieces and the musical writing was done by analyzing the collected musical signs according to the definition of Jean-Yves Bosseur (1947 -) and the concepts of musical narrative Eero Tarasti (1948 -) and Márta Grabócz (1952 -). It has been found that the canto nacional performance doesn’t depend on the voice technique of the interpreter, but involves the use of typical Brazilian elements. The intertwining of erudite, popular and folk elem ents as definers of interpretative issues and technical im plications was understood as the main aesthetic param eter of the canto nacional. Its specific characteristics refer to tim bre, m elodic tournaments, rhythm ic freedom and accentuation, outlining the vocal gesture and the ginga, as exemplified by this author on dvd attached. It was also found that the Canções Tipicas Brasileiras function as a study for the singer and therefore its aesthetic param eters are applicable to the performance o f other Villa-Lobos songs, neither o f which is understood as a reference alone.
Collections
- Dissertações [199]