Policentralidades intrametropolitanas e a divisão territorial do trabalho na metrópole Curitiba
Resumo
Resumo: Os espaços metropolitanos, na contemporaneidade, combinam dispersão e concentração, e a difusão da lógica das redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos. O conceito de Policentralidades surge neste sentido, como uma chave de interpretação que permite capturar o dinamismo atual das cidades no século XXI. Em linhas gerais este conceito refere-se a um recorte urbano com pluralidade de centros, onde há dinamismo de suas distintas atividades que tendem a se concentrar ou se desconcentrar em suas múltiplas áreas centrais. Nos arranjos que demonstram conter um alto grau de monocentralidade, busca-se a utilização do conceito de Policentralidades, haja vista a forte atratividade e o caráter de concentração do núcleo da metrópole, para então, dar destaque às outras centralidades intra-metropolitanas, que costumam estar a margem de pesquisas científicas ou de processos econômicos de reprodução do capital. Esta escolha teórica e metodológica busca qualificar o debate urbano frente a estas novas complexidades, enxergar novos fluxos centrais e romper com as amarras dos limites político-administrativos e institucionais para a compreensão de uma totalidade metropolitana. Os procedimentos operacionais desta dissertação compreenderam: a investigação dos parâmetros mais gerais da concentração no Arranjo Populacional de Curitiba (APC), tomado na pesquisa como aproximação à espacialidade metropolitana; o mapeamento das centralidades em torno das densidades de empregos nos municípios do APC; análises, da divisão territorial do trabalho apoiadas na concepção gradiente de um sistema urbano policêntrico; e os setores e subsetores da economia em diálogo com a criação de modelos de configuração policêntrica morfológica. Desse modo, observou-se que no APC, os setores da economia que apresentam a maior quantidade de empresas são o comércio varejista, o comércio e reparação de veículos automotores, os transportes e a alimentação. Quanto aos resultados significativos das análises, destacam-se os seguintes setores: empresas relacionadas à construção civil, cuja intensa presença indica o rápido crescimento populacional; a interligação específica à cadeia industrial automobilística e de energia como especializações no Arranjo; o transporte coletivo metropolitano como propulsoras de emprego; sedes de empresas relacionadas ao papel dos anéis rodoviários e da proximidade aeroportuária como importantes eixos viários de logística; e, por fim, a presença das redes de comércio varejista com capital local sendo as predominantes no recorte estudado. Espera-se que tais aprofundamentos teórico-metodológicos contribuam nas análises locais, bem como possibilitem novas interpretações sobre os distintos graus das centralidades intrametropolitanas, mesmo que a tendência de empresas ligadas ao terciário superior da economia seja de se concentrar no núcleo da metrópole, apresentando baixa presença nos demais municípios que compõem o Arranjo Populacional. Abstract: Metropolitan spaces, in contemporary times, combine dispersion and concentration, and the diffusion of network logic substantially modifies the operation and outcomes of productive processes. The concept of Polycentricity emerges in this sense, as an interpretative key that allows capturing the current dynamism of cities in the 21st century. In general terms, this concept refers to an urban framework with a plurality of centers, where there is dynamism in its various activities that tend to concentrate or decentralize in its multiple central areas. In arrangements that demonstrate a high degree of monocentricity, the use of the Polycentricity concept is sought, given the strong attractiveness and concentration character of the metropolis core, to then highlight other intra-metropolitan centralities, which are often overlooked in scientific research or in economic processes of capital reproduction. This theoretical and methodological choice seeks to qualify the urban debate in the face of these new complexities, to perceive new central flows, and to break free from the constraints of political-administrative and institutional boundaries for the understanding of a metropolitan totality. The operational procedures of this dissertation comprised: the investigation of the more general parameters of concentration in the Population Arrangement of Curitiba (PAC), taken in the research as an approximation to metropolitan spatiality; the mapping of centralities around job densities in the municipalities of PAC; analyses of the territorial division of labor supported by the gradient conception of a polycentric urban system; and the sectors and subsectors of the economy in dialogue with the creation of morphological polycentric configuration models. Thus, it was observed that in PAC, the sectors of the economy that present the highest number of companies are retail trade, trade and repair of motor vehicles, transportation, and food. As for the significant results of the analyses, the following sectors stand out: companies related to civil construction, whose intense presence indicates rapid population growth; specific interconnections with the automotive and energy industrial chain as specializations in the Arrangement; metropolitan public transportation as job drivers; company headquarters related to the role of ring roads and proximity to airports as important logistical road axes; and finally, the presence of retail trade networks with local capital being predominant in the studied framework. It is expected that such theoretical-methodological deepening will contribute to local analyses, as well as enable new interpretations of the different degrees of intra-metropolitan centralities, even though the trend for companies linked to the higher tertiary sector of the economy is to concentrate in the core of the metropolis, showing low presence in the other municipalities that make up the Population Arrangement.
Collections
- Dissertações [117]