Pintoras além da tela : mulheres muralistas e suas produções em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba
Abstract
Resumo : O presente trabalho trata-se de um levantamento, apresentação e análise sobre as mulheres muralistas atuantes das capitais São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, com recorte específico de abordagem das participantes do projetos e festivais de arte urbana promovidos entre os anos de 2017 e 2022. A partir da contextualização sobre a atuação de mulheres como pintoras e sua obliteração do escrito canônico de arte e a explanação acerca do panorama da pintura urbana de grandes dimensões desenvolvida na América, passando pelo muralismo mexicano e o graffiti norte-americano e brasileiro, se embasa o estudo desenvolvido acerca dos resultados das entrevistas realizadas com parte das artistas e com a produtora de um dos festivais. A entrevista foi usada como ferramenta de pesquisa a fim de obter aspectos da relação do gênero com suas atuações neste campo artístico. Através de uma perspectiva feminista decolonial baseada nos textos teóricos de Linda Nochlin, Whitney Chadwick, Joan Scott, Ana Paula Simioni, Andrea Giunta, Maria Lugones e Ochy Curiel juntamente a um respaldo de Rachel Soihet e José Joaquín Brunner a posição de gênero e raça que estas artistas ocupam foi analisada em relação à sua presença e ação profissional dentro do campo artístico urbano, como também ressaltamos as condições de existência destes festivais e projetos de arte urbana, necessário para que a atuação artística delas exista. As respostas ajudam a discutirmos as implicações de gênero na atuação artística destas muralistas, ampliando o debate sobre mulheres na arte Abstract : This work is a survey, presentation and analysis of women muralists working in the capitals São Paulo, Belo Horizonte and Curitiba, with a specific focus on participants in urban art projects and festivals promoted between 2017 and 2022. . From the contextualization of the role of women as painters and their obliteration from canonical art writing and the explanation of the panorama of large-scale urban painting developed in America, including Mexican muralism and North American and Brazilian graffiti, is the basis for the study developed on the results of interviews carried out with some of the artists and the producer of one of the festivals. The interview was used as a research tool in order to obtain aspects of the relationship between the genre and its performances in this artistic field. Through a decolonial feminist perspective based on the theoretical texts of Linda Nochlin, Whitney Chadwick, Joan Scott, Ana Paula Simioni, Andrea Giunta, Maria Lugones and Ochy Curiel, together with support from Rachel Soihet and José Joaquín Brunner, the position of gender and race that These artists occupy was analyzed in relation to their presence and professional action within the urban artistic field, as well as highlighting the conditions of existence of these festivals and urban art projects, necessary for their artistic activity to exist. The answers help us discuss the implications of gender in the artistic performance of these muralists, expanding the debate about women in art
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- Artes Visuais [65]