dc.contributor.advisor | Catucci, Isabelle, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.creator | Cardozo, Sandy Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:09:17Z | |
dc.date.available | 2024-09-24T18:09:17Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89910 | |
dc.description | Orientadora: Prof(a). M.ª Isabelle Catucci da Silva | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A arte contemporânea muito tem mudado o que hoje entendemos por arte, e é importante que a educação artística esteja ligada a isso. Considerando que essa educação foi do ensino tradicional de técnicas artísticas à propostas atuais ligadas ao exercício da criatividade e que discutem os limites entre arte e vida, utilizo neste Trabalho de Conclusão de Curso a pesquisa de Frederico Morais a respeito do ensino contemporâneo da arte e de eventos idealizados por ele, como os Domingos da Criação, que eram espaços de experimentação para o exercício da liberdade criativa, para desenvolver modos de se aplicar uma ação educativa sobre a pesquisa teórica em educação contemporânea artística. A partir disso, realizo uma oficina que utiliza de materiais não tradicionais da arte - ordinários; inserindo os participantes em processos artísticos contemporâneos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Morais, Frederico, 1936- | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação artistica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna | pt_BR |
dc.title | Arte ordinária a partir dos domingos da criação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |