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dc.contributor.advisorRamos, Danilo, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorCorato, José Victor Pintadopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T17:41:29Z
dc.date.available2024-09-24T17:41:29Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89902
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 15/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cognição e Educação Musicalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A expertise diz respeito ao conjunto de habilidades e conhecimentos utilizados por indivíduos que têm altas habilidades em diversos domínios, entre eles, a música. O estudo das habilidades de músicos experts envolve a análise de aspectos psicomotores e cognitivos envolvidos na execução musical. Uma dessas habilidades é a improvisação idiomática, tipo de criação musical realizada in loco, no qual o músico utiliza elementos de estrutura e interpretação musical aplicados a um estilo ou gênero de música específico. O objetivo desta pesquisa foi analisar cinco solos de improvisação sobre uma mesma peça musical inserida no contexto da música brasileira. Para isso, foram analisados solos criados por cinco pianistas experts sobre "Garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim (1963), transcritos diretamente de gravações. Os dados foram analisados de duas maneiras: por meio de uma análise comparativa em relação aos elementos de estrutura e interpretação musical empregados pelos improvisadores em cada solo e por meio de uma atividade de escuta das improvisações realizada por um pianista expert, na qual ele relata em voz alta seus pensamentos sobre cada solo apreciado (protocolo think-aloud). Ao todo, foram categorizados 25 recursos e ferramentas musicais utilizadas pelos improvisadores. O participante realizou comparações e associações entre o estilo de improvisação de cada pianista com diversos estilos musicais e com improvisações de outros músicos. A partir da corroboração dos resultados da análise dos solos com os relatos verbais do pianista expert convidado, foi possível concluir que a subjetividade de cada improvisador preponderou sobre a objetividade do estilo bossa-novístico sugerido em Garota de Ipanema. Além disso, os dados sugerem que os pianistas investigados pareciam estar mais preocupados com aspectos estruturais, semânticos e estéticos de seu solo do que com aspectos técnicos relacionados a padrões de digitação, notas e escalas. Os resultados desta pesquisa foram discutidos com a Teoria Geral da Expertise, proposta por Anders Ericsson.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Expertise refers to the set of skills and knowledge used by highly skilled individuals in various fields, including music. Studying the skills of expert musicians involves analyzing the psychomotor and cognitive aspects involved in musical performance. One of these skills is idiomatic improvisation, a type of musical creation carried out on the spot, in which the musician uses elements of musical structure and interpretation applied to a specific style or genre of music. The aim of this research was to analyze five improvisation solos on the same piece of music in the context of Brazilian music. To this end, solos created by five expert pianists on "Garota de Ipanema" by Antônio Carlos Jobim (1963), transcribed directly from recordings, were analyzed. The data was analyzed in two ways: through a comparative analysis of the elements of musical structure and interpretation used by the improvisers in each solo and through an activity of listening to the improvisations carried out by an expert pianist, in which he reports aloud his thoughts on each solo (think-aloud protocol). A total of 25 musical resources and tools used by improvisers were categorized. The participant made comparisons and associations between the improvisation style of each pianist with various musical styles and with improvisations by other musicians. By corroborating the results of the analysis of the solos with the verbal reports of the guest expert pianist, it was possible to conclude that the subjectivity of each improviser prevailed over the objectivity of the bossa nova style suggested in Garota de Ipanema. In addition, the data suggests that the pianists investigated seemed to be more concerned with structural, semantic and aesthetic aspects of their solo than with technical aspects related to fingering patterns, notes and scales. The results of this research were discussed with the General Theory of Expertise, proposed by Anders Ericsson.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Cogniçãopt_BR
dc.subjectPiano - Execuçãopt_BR
dc.subjectImprovisação (Musica)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleAnálise de cinco solos de improvisação sobre "Garota de Ipanema" executados por pianistas expertspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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