Levantamento e análise batimétrica para implementação de um canal de aproximação : estudo de caso para um dique flutuante em Pontal do Paraná
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Data
2024Autor
Teixeira, Willian Patrick dos Santos
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Resumo : Os canais de navegação desempenham um papel fundamental na logística de países com vasta extensão costeira e vias fluviais navegáveis, como o Brasil. A segurança da navegação é assegurada por meio de técnicas especializadas, como a batimetria e a dragagem, que visam manter a profundidade adequada dos canais para a navegação segura. Ambos os processos são empregados em conjunto, principalmente na manutenção para melhoria de canais de navegação, bem como no controle de enchentes e obras de infraestrutura como pontes, eclusas e portos. Nesse contexto, este trabalho objetiva dimensionar e avaliar a implementação de um canal de aproximação para um dique flutuante, por meio da análise batimétrica do local e do cálculo do volume total de dragagem necessário para o projeto. Para o dimensionamento do canal, foi adotado a metodologia da PIANC (2014), resultando em um canal com 52,20 metros de largura e 8,58 metros de profundidade. A análise batimétrica permitiu calcular o volume de dragagem necessário para a implementação do canal, otalizando 36.410,20 m³ Abstract : Navigation channels play a fundamental role in the logistics of countries with extensive coastlines and navigable waterways, such as Brazil. Navigation safety is ensured through specialized techniques, such as bathymetry and dredging, aimed at maintaining the adequate depth of channels for safe navigation. Both processes are employed together, primarily in maintenance to improve navigation channels, as well as in flood control and infrastructure works such as bridges, locks, and ports. In this context, this work aims to dimension and evaluate the implementation of an approach channel for a floating dock, through the bathymetric analysis of the site and the calculation of the total dredging volume required for the project. For the channel dimensioning, the methodology of PIANC (2014) was adopted, resulting in a channel with a width of 52.20 meters and a depth of 8.58 meters. The bathymetric analysis allowed calculating the dredging volume necessary for the channel implementation, totaling 36,410.20 m³