Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Emanuel dos Santos, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorLeandro, Paloma Vaneli de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:33:22Z
dc.date.available2024-09-24T16:33:22Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89873
dc.descriptionOrientador: Dr. Emanuel dos Santos Monteiropt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Na linguagem visual a comunicação ocorre por meio de imagens e símbolos. Os elementos visuais são essenciais na composição das formas visuais que constituem nossa comunicação visual. Este trabalho apresenta estudos para a aplicação de um curso voltado a professores da educação básica, tendo como objetivo suprir as necessidades dos docentes em relação ao ensino e leitura de imagens. Para o estudo foram abordados arte educadores, filósofos e pensadores de arte como Ana Mae Barbosa, Maria Helena Wagner Rossi, Rudolf Arnheim, Donis a Dondis entre outros. A partir dos estudos podemos perceber que ainda se faz necessário o ensino da linguagem visual e seus elementos na educação básica, para que assim ocorra um melhor aproveitamento e crítica sobre as imagens cotidianas e obras de artept_BR
dc.description.abstractAbstract : In visual language, communication occurs through images and symbols. Visual elements are essential in the composition of visual forms that constitute our visual communication. This work presents studies for the application of a course aimed at basic education teachers, with the purpose of meeting the teachers' needs regarding the teaching and reading of images. For the study, art educators, philosophers and art thinkers such as Ana Mae Barbosa, Maria Helena Wagner Rossi, Rudolf Arnheim, Donis and Dondis, among others, were approached. From the studies we can see that it is still necessary to teach visual language and its elements in basic education, so that a better use and criticism of everyday images and works of art can occurpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização visualpt_BR
dc.subjectEducação visualpt_BR
dc.subjectImagens - Interpretaçãopt_BR
dc.titleLinguagem visual : desenvolvimento de recursos didáticos em artes visuais e estraégias de leitura de mundopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples