• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um Itan sobre a cerâmica afro-brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_LAURA_FRANCISCATO_DOS_SANTOS.pdf (18.09Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Santos, Laura Franciscato dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo pensar a argila e os trabalhos em cerâmica no Brasil sob o olhar da nossa ancestralidade negra. Decidi por desenvolver uma metodologia de pesquisa qualitativa e uma metodologia de ensino decolonial, onde ambas carregassem a forma de pensar de uma realidade multicultural. Ao analisar a estrutura política, social, econômica, cultural e cosmogônica do Brasil e de alguns povos africanos, retomando períodos pré-coloniais e, a partir disso, pensando nossa sociedade de hoje, abro discussões sobre o que define arte afro-brasileira. Trago questões sobre a ancestralidade negra da cultura brasileira partindo da minha própria vivência em uma religião afro-brasileira, a Umbanda, que modificou minha forma de enxergar e entender o mundo. A religião foi decisiva para a resistência da cultura africana no Brasil, pois, de forma velada e adaptada, os escravizados mantiveram seus cultos como uma maneira, consciente e inconsciente, de preservar sua própria cultura e, assim, manterem vivas suas identidades individuais e coletivas. Junto à religião se manifestavam objetos culturais que carregavam a memória das tradições africanos, mesmo que produzidos em solo brasileiro e mesmo que transformados pelas novas condições sociais, espaciais e naturais. Até hoje as religiões de matriz africana são resistência na luta contra os traumas coloniais e contra o racismo institucionalizado em nossa sociedade. A religião, como norteadora da minha forma de enxergar o mundo, também direcionou minha pesquisa teórica e poética, voltada para a construção e reconstrução de iconografias que fazem parte desse imaginário. Partindo do presente e ansiando compreender essa construção cultural, cada vez mais busquei as origens que retornam à nossa ancestralidade africana. Minhas propostas artísticas mesclam, no contexto da contemporaneidade, histórias contadas (Itans) e objetos utilizados atualmente em terreiros, essa mescla, por vezes, resulta em uma transfiguração das formas. Meu interesse tem se voltado à cerâmica e ao estudo da terra e da argila. A cerâmica como uma extensão das louças utilizadas nos terreiros. A terra como esse campo, ancestral, que conta histórias, já que do barro viemos e ao barro retornaremos. A argila (terra molhada) como um rito à Yabá Nanã, minha mãe de cabeça, que orienta minha vida. A Lei nº 10.639 de 09/01/2003, que alterou a Lei nº 9.394 de 20/12/1996, tornou obrigatório o Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Essa alteração foi um marco da luta histórica contra o racismo estrutural, ressaltando a importância da história e da cultura africana na formação da sociedade brasileira. Contudo esse ensino ainda se encontra precarizado e vemos poucos profissionais capacitados sobre história e cultura negra dentro das escolas, mesmo as Universidades já proporcionando discussões sobre a temática. Dessa forma, além de fazer um resgate da trajetória da cerâmica da África ao Brasil e além de trazer a religião como um dos norteadores das minhas pesquisas teórica e poética, penso em estratégias de ensino decoloniais a partir da minha própria vivência nos terreiros de Umbanda, incluindo problematizações sobre como abordar religiões afro-brasileiras dentro do conteúdo do ensino básico, na perspectiva de ser um componente cultural e social, desmistificando a ideia de doutrinação, e incluindo, como uma ferramenta, a valorização da cultura oral através dos Itans. Além de buscar contar histórias através dos objetos, reconhecendo a cerâmica africana que existe em nós e, assim, reconhecendo as narrativas que elas nos revelam, penso um ensino 6 decolonial da cultura Africana e Afro-Brasileira utilizando Itans1 . Estratégias de ensino não ocidentais foram aplicadas na oficina "Um Itan sobre a Cerâmica Afro-brasileira", de carga horária de quinze horas e voltada ao público adulto. Nessa oficina também foi proposto pensar nossa própria poética a partir de elementos culturais africanos e afro-brasileiros, enfatizando que nossa cultura foi construída tendo como um de seus principais pilares a Áfric.
     
    Abstract : The present work aims at thinking about clay and ceramics in Brazil from the point of view of our black ancestry. I decided to develop a qualitative research methodology and a decolonial teaching methodology, where both would carry the thinking of a multicultural reality. By analyzing the political, social, economic, cultural and cosmogonic structure of Brazil and of some African peoples, going back to pre-colonial periods and, from this, thinking about our society today, I open discussions about what defines Afro-Brazilian art. I bring up questions about the black ancestry of Brazilian culture based on my own experience in an Afro-Brazilian religion, Umbanda, which changed my way of seeing and understanding the world. Religion was decisive for the resistance of African culture in Brazil, because, in a veiled and adapted way, the enslaved kept their cults as a way, conscious and unconscious, to preserve their own culture and, thus, keep their individual and collective identities alive. Together with religion, cultural objects that carried the memory of African traditions were manifested, even if produced in Brazilian soil and even if transformed by the new social, spatial, and natural conditions. Until today the religions of African matrix are resistance in the fight against the colonial traumas and against the institutionalized racism in our society. Religion, as a guide to my way of seeing the world, also directed my theoretical and poetic research, focused on the construction and reconstruction of iconographies that are part of this imaginary. Starting from the present and yearning to understand this cultural construction, I have increasingly sought the origins that go back to our African ancestry. My artistic proposals mix, in the context of contemporaneity, stories told (Itans) and objects currently used in terreiros (religious centers) with this return to the origins, often resulting in a transfiguration of forms. My interest has focused on ceramics and the study of earth and clay. Ceramics as an extension of the ceramics used in the terreiros. The earth as this field, ancestral, that tells stories, since from clay we came and to clay we shall return. The clay (wet earth) as a rite to Yabá Nanã, my head mother, who guides my life. Law 10.639 of January 9, 2003, which changed Law 9.394 of December 20, 1996, made it mandatory to teach African History and Afro-Brazilian Culture in elementary and high schools. This change was a milestone in the historical struggle against structural racism, highlighting the importance of African history and culture in the formation of Brazilian society. However, this teaching is still precarious and we see few professionals trained on black history and culture in schools, even though universities are already providing discussions on the subject. In this way, besides rescuing the trajectory of pottery from Africa to Brazil and bringing religion as one of the guidelines of my theoretical and poetic research, I think of decolonial teaching strategies based on my own experience in the terreiros de Umbanda (AfroBrazilian religions), including problems on how to approach Afro-Brazilian religions within the content of basic education, in the perspective of being a cultural and social component, demystifying the idea of indoctrination, and including, as a tool, the valorization of oral culture through the Itans. Besides seeking to tell stories through objects, recognizing the African pottery that exists in us and, thus, recognizing the narratives that they reveal to us, I think a decolonial teaching of African and Afro-Brazilian culture using Itans . Non-western teaching strategies were applied in the workshop "An Itan on Afro-Brazilian Ceramics", a fifteen-hour workshop 8 for adults. In this workshop it was also proposed to think our own poetics based on African and Afro-Brazilian cultural elements, emphasizing that our culture was built having Africa as one of its main pillars
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89868
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV