Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBloomfield, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorSantana, Heloisa Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:20:08Z
dc.date.available2024-09-24T16:20:08Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89865
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia B. Bloomfieldpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa pertence ao campo do ensino de artes visuais e tem como objetivo o desenvolvimento de um curso imersivo e experimental, em contexto de educação não formal. O desenvolvimento teórico, artístico e colaborativo implicado na prática de arte contemporânea conhecida como publicação de artista, fundamenta-se a partir dos seguintes autores: Regina Melim, Gabriela Bressola, Felipe Prando, Amir Câdor, entre outros. Do ponto de vista teórico-metodológico, a instrução de artista apresenta-se como fundamentação e procedimento na minha prática artística-pedagógica, desde a escrita do referencial teórico do curso aplicado, passando pelo referencial educativo/pedagógico, até os planejamentos das aulas e a forma de orientação e a dinâmica ocorridas na sala de aula. Buscou-se introduzir o conceito de instruções, dentro e fora do campo das artes visuais, por meio de uma base teórica/etimológica - Vilela e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - como também por meio de trabalhos e projetos artísticos. Para fundamentar as instruções como uma prática pedagógica, foi utilizada a pesquisa "A poética das instruções: o dentro e o fora fotográfico" (2021-2022), de autoria desta pesquisadora. Freire, hooks, Barbosa e Adorno, foram convocados a amparar as reflexões de caráter pedagógico-filosófico. Por fim, buscou-se, por meio desta pesquisa, enfatizar a potência da experimentação e da coletividade para a prática artística colaborativa, em associação com a metodologia artística-pedagógica desenvolvida no decurso da aplicação do projeto, em que as instruções artísticas se configuraram como ferramentas operacionais para um trabalho de caráter processual de artes visuaispt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research belongs to the field of teaching visual arts and aims to develop an immersive and experimental course, in the context of non-formal education. The theoretical, artistic and collaborative development involved in the practice of contemporary art known as artist publication, is based on the following authors: Regina Melim, Gabriela Bressola, Felipe Prando, Amir Câdor, among others. From a theoretical-methodological point of view, artist instruction is presented as a basis and procedure in my artistic-pedagogical practice, from writing the theoretical framework of the applied course, passing through the educational/pedagogical framework, to lesson planning and form of guidance and the dynamics that occurred in the classroom. We sought to introduce the concept of instructions, inside and outside the field of visual arts, through a theoretical/etymological basis - Vilela and Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - as well as through works and artistic projects. To substantiate the instructions as a pedagogical practice, the research "The poetics of instructions: the photographic inside and outside" (2021-2022), authored by this researcher, was used. Freire, hooks, Barbosa and Adorno were invited to support reflections of a pedagogical-philosophical nature. Finally, through this research, we sought to emphasize the power of experimentation and collectivity for collaborative artistic practice, in association with the artistic-pedagogical methodology developed during the implementation of the project, in which the artistic instructions were configured as operational tools for procedural work in the visual artspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInstruções e publicações de artista no ensino não formal : uma proposta artística pedagógicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples