Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Stephanie Dahn, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorSimacoski, Maria Eduarda Malucellipt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:06:10Z
dc.date.available2024-09-24T16:06:10Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89863
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Stephanie Dahn Batistapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O tema desta pesquisa é a lingerie enquanto indumentária e objeto cultural representativo do feminino: a relação dessa peça com o corpo feminino na história, a forma como as histórias tanto do corpo quanto da lingerie se cruzam e o que elas representam para a sociedade e emancipação da mulher. Além disso, um ponto chave para esta análise é a compreensão acerca da história da representação do corpo nas Artes Visuais e a virada iconográfica que marcou o início do questionamento político acerca da imagética em torno do corpo feminino e, assim, das iniciativas feministas na arte. Por fim, a compreensão desse panorama tem como fim a análise do presente objetivo profissional da autora, que é abranger-se da teoria para a aplicação prática dos conteúdos e meios para emancipar a mulher através da representação do corpo feminino em sua empresa que comercializa a lingerie, contribuindo mesmo que comercialmente para uma imagética positiva e feminista da mulher. Constituindo a base teórica desta pesquisa, estão as autoras: Isadora Matiiolli, Griselda Pollock, Lesley Scott, Linda Nochlin e Stephanie Dahn Batistapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The theme of this research is lingerie as a clothing but cultural object representative of the feminine: the relationship it has with female body in history, the way in which the stories of both the body and lingerie intersect and what they represent for society and emancipation of woman in general. Besides that, a key point for this analysis is the understanding of the history of the representation of the body in the Visual Arts and the iconographic turn that marked the beginning of the political questioning about the imagery around the female body and, thus, the feminist initiatives in art. Finally, the understanding of this panorama aims to analyze the author's present professional objective, which is to embase herself from theory to the practical application of the contents in a way of emancipating women through the representation of the female body at her company wich sells lingerie, even if commercially still contributing to a positive and feminist imagery of women. The authors that constitute the theoretical basis of this research are: Isadora Mattiolli, Griselda Pollock, Lesley Scott, Linda Nochlin and Stephanie Dahn Batistapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectRoupas intímas femininaspt_BR
dc.subjectFigura humana na artept_BR
dc.titleUma indumentária do corpo feminino : a lingerie como objeto cultural na moda e nas artes visuaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples