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dc.contributor.advisorReis, Paulo, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorAzuma, Vitória Mihopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T15:56:57Z
dc.date.available2024-09-24T15:56:57Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89858
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Reispt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir de uma análise da série fotográfica Marcados da artista e ativista Claudia Andujar, será abordado o genocídio Yanomami e a potência da produção de outros artistas brasileiros não-indígenas e indígenas, frente às questões artísticas, políticas e sociais dos povos originários dentro das artes visuais. A série consiste em retratos fotográficos produzidos entre 1981-1984 para fins de registros de saúde dos povos indígenas Yanomami, que, posteriormente foram expostos em museus e galerias e trouxeram notoriedade para o extermínio que estava encoberto pelo governo brasileiro há décadas. Há uma histórica exclusão, tentativa de apagamento e projeto de colonização dos povos originários, perpetuante dentro e fora das instituições de arte. Serão exploradas propostas de artistas brasileiros que trouxeram a mobilização de indagações sociais indígenas e a ocupação de tais espaços para denunciar a violência e o genocídio, e, especialmente, como principais atuantes, estarão os próprios artistas indígenas contemporâneos, nomes como Jaider Esbell, Isaías Sales, Arissana Pataxó, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Isael Maxakali e Gustavo Caboco. O presente estudo, de natureza exploratória e qualitativa, propõe relacionar o passado de Andujar com sua luta em prol dos povos indígenas Yanomami, questionar o, ainda então, colonialismo enraizado institucional, e destacar o trabalho de artistas indígenas contemporâneospt_BR
dc.description.abstractAbstract : From an analysis of the photographic series Marcados by the artist and activist Claudia Andujar, the Yanomami genocide and the potency of the production of other nonindigenous and indigenous Brazilian artists will be approached, facing the artistic, political and social issues of the original peoples within the visual arts. The series consists of photographic portraits produced between 1981-1984 for health records of the Yanomami indigenous people, which were later exhibited in museums and galleries and brought notoriety to the extermination that was covered up by the Brazilian government for decades. There is a historical exclusion, attempt to erase and project of colonization of the original peoples, perpetuating inside and outside of art institutions. The proposals of Brazilian artists who have brought the mobilization of indigenous social questions and the occupation of such spaces to denounce violence and genocide will be explored, and especially, as main actors, will be the contemporary indigenous artists themselves, names like Jaider Esbell, Isaías Sales, Arissana Pataxó, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Isael Maxakali and Gustavo Caboco. The present study, exploratory and qualitative in nature, proposes to relate Andujar's past to her struggle on behalf of the Yanomami indigenous peoples, to question the, still then, institutional rooted colonialism, and to highlight the work of contemporary indigenous artistspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAndujar, Claudiapt_BR
dc.subjectArte - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectÍndios Yanomamipt_BR
dc.subjectArte e fotografiapt_BR
dc.titleFronteiras em disputa : Marcados de Claudia Andujar, ativismo e arte indígena contemporânespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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