Um estudo sobre as cores no ensino médio
Resumo
Resumo: As pessoas estão cotidianamente expostas às cores e talvez pelo fato disso ser tão corriqueiro, muitas não percebam a importância de conhecerem um pouco mais sobre o assunto, quer para compreenderam melhor a cultura visual do seu tempo quer para criarem imagens mais expressivas, seja por lazer ou mesmo profissionalmente. Desta forma, este trabalho busca uma compreensão mais profunda do papel das cores na vida cotidiana, na arte e na educação, com ênfase em seu potencial como ferramenta de aprendizado e desenvolvimento cultural e criativo. A primeira parte deste trabalho apresenta um estudo que trata as cores a partir de sua constituição física, abordando as ideias e os princípios de autores fundamentais para o assunto, como Isaac Newton e foca também nos significados psicológicos e culturais atribuídos às cores, evidenciando que esses variam amplamente, refletindo as crenças, tradições, mitologias e valores de cada sociedade. Destaca também que o conhecimento aprofundado sobre cores é uma condição fundamental para várias profissões, como design, publicidade, moda, cenografia, edição de livros e revistas, arte dentre outras e que, portanto, este conteúdo deveria receber mais atenção na escola, inclusive porque um dos objetivos da educação básica no país, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) é fornecer meios para que o estudante possa progredir no trabalho e em estudos posteriores; o conteúdo cor responde muito bem a isso. A segunda parte da pesquisa apresenta o relatório de um curso de teoria das cores ministrado a jovens estudantes com idades entre 14 e 17 anos, realizado no Centro de Esportes e Artes Unificados de Almirante Tamandaré e que consistiu em quinze horas de atividades pedagógicas Abstract: The Visual Arts face progressive challenges in their search for appreciation, although they are included in the National Curricular Parameters (PCN). However, it often does not receive the recognition it deserves from teachers, students and society in general. In the context of national curriculum plans, a uniform approach to the study of cores has been observed over the years, with teachers presenting concepts and students demonstrating them through practical activities, when possible. This work seeks a deeper understanding of the role of nuclei in everyday life, art and education, with an emphasis on their potential as a tool for learning and cultural and creative development. Colors are not just related to the art itself; They also play a fundamental role in helping children express and understand their emotions. The general objective of this research is to analyze the role of centers as an essential factor in the learning process of students in the school environment. The last part of the research presents a report on a color theory course taught to young students aged between 14 and 17. This course, held at the Unified Sports and Arts Center in Almirante Tamandaré, consists of fifteen hours of pedagogical activities that incorporate the use of centers in high school art classes. This research was based on a bibliographical survey that includes references about color in articles, websites, magazines and research with a theoretical basis. It is characterized as applied research, seeking to understand the problem through the analysis of other studies carried out
Collections
- Artes Visuais [66]