Arte e projeto de trabalho : uma abordagem transdisciplinar
Resumo
Resumo : A partir da revisão bibliográfica das bases para o Ensino da Arte no Brasil, das pedagogias Tradicional, Escolanovista e Tecnicista, além da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e da compreensão das bases fornecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte na escola, seguido da conceituação de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente texto objetiva compreender quais as possíveis relações entre as metodologias citadas com a abordagem de Projetos de Trabalho de Fernando Hernández, e se esta abordagem pode ser uma proposta transdisciplinar para o ensino de Arte na escola Abstract : Starting with the literature review of the bases to the art teaching in Brasil, the Tradicional pedagogy, the New School and the Technicist, in addition of the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa and the comprehension of the bases given by the Nacional Curricular Parameters to the art teaching in school, followed by the conceptualization of interdisciplinarity and transdisciplinarity, the present text objectives to comprehend which are the possible relations between the quoted methodologies with the Project-Based Pedagogy from Fernando Hernández, and if this approach can be an transdisciplinary proposal to the Art teaching at school
Collections
- Artes Visuais [65]