• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Arte barroca brasileira : o sincretismo na imaginária sacra entre os séculos XVII e XVIII

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_GEOVANA_PILATTI_AGUIDA.pdf (3.633Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Aguida, Geovana Pilatti
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos da imaginária sacra da arte barroca no Brasil nas práticas artísticas e nas representações sagradas entre os séculos XVII e XVIII a partir do envolvimento de diferentes grupos étnico-sociais, tais como povos indígenas de certas regiões, africanos e seus descendentes. Ambos constituindo-se como populações que na estrutura social desse tempo foram inferiorizadas e submetidas ao projeto de catequização da Igreja Católica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir da análise contextual do período e do estudo das imagens e autores que retrataram o processo de sincretismo cultural. Constatou-se que, mesmo o barroco estando ligado ao projeto de catequização da Igreja Católica, foi possível perceber a construção de um imaginário dentro do qual transparece certa construção identitária e cultura de povos não europeus. Dessa forma, estabelecem-se novos modos de interpretação dessas imagens e é evidenciada a necessidade de mais pesquisas nessa área pela importância de se conhecer o imaginário barroco para além dos artífices europeus
     
    Abstract: This research aims to investigate the effects of the sacred imagery of baroque art in Brazil on artistic practices and sacred representations between the 16th and 18th centuries based on the involvement of different ethno-social groups, such as indigenous peoples of certain regions, Africans and their descendants. Both groups constituted themselves as populations that in the social structure of that time were inferior and subjected to the catechization project of the Catholic Church. The methodology used was qualitative and exploratory research based on the contextual analysis of the period and the study of images and authors who portrayed the process of cultural syncretism. It was found that even though the Baroque was linked to the catechization project of the Catholic Church it was possible to perceive the construction of an imaginary within which a certain identity construction and culture of nonEuropean people appears. Therefore, new forms of interpreting those images are established, hilighting the need for further research in this area due to the importance of understanding the baroque imagery beyond the European artisans interpretation
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89842
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV