Aplicações do ensino de arte como método de reestruturação da compreensão dos indivíduos em relação ao ambiente
Resumo
Resumo : Diante dos múltiplos ambientes e tudo que os possa compor, com os quais um indivíduo estabelece contato no decorrer de sua vida, é notável como, caso não ocorra instrução referente à análise e investigação estética durante o ensino de arte, esse percurso existencial pode se converter em algo pouco intrigante, tornando assim a apreensão das experiências uma questão pouco relevante. Não que a realidade e o que se pode dela experienciar sejam elementos monótonos, não é por um motivo banal que a experiência e apreensão da realidade diante de cada ambiente é um objeto de estudo extremamente relevante dentro de vertentes artísticas como a Land Art, contudo, um sujeito que, por falta do fomento da investigação visual, se torna apenas um residente no mundo, com pouca sensibilidade crítica ativa diante dos fenômenos existentes, é diretamente afetado pela falta de educação estética. Afinal, a educação justamente serve como base para o desenvolvimento do que se define como ser-humano, ou seja, é justamente através da educação, principalmente dentro do ensino das linguagens e história das artes que se desenvolve no indivíduo sua capacidade perceptiva, sendo essa uma das ferramentas mais relevantes para que se o sujeito assuma o protagonismo da própria vida, deixando de ser entidade passiva, se transformando em uma potência criadora Abstract : Facing the multiple environments and everything that may compose them, with which an individual establishes contact throughout his life, it is remarkable how, in case there is no instruction regarding analysis and aesthetic investigation during art teaching, this existential path may become something not very intriguing, thus making the apprehension of experiences a not very relevant issue. Not that reality and what can be experienced from it are dull elements, it's not for a trivial reason that the experience and apprehension of reality in front of each environment is an extremely relevant object of study within artistic strands such as Land Art, however, a subject that, for lack of the promotion of visual investigation, becomes just a resident in the world, with little active critical sensitivity towards existing phenomena, is directly affected by the lack of aesthetic education. After all, education serves as the basis for the development of what is defined as human-being, that is, it is precisely through education, especially in the teaching of languages and history of arts that the individual's perceptive capacity is developed, and this is one of the most relevant tools for the subject to take the leading role in his own life, ceasing to be a passive entity, becoming a creative power
Collections
- Artes Visuais [65]