• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes Visuais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    500 metros : quantas distâncias cabem em uma extensão : uma análise relacional utilizando cianotipia como meio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ALEXIA_CHRISTINNY_JULIO.pdf (6.888Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Julio, Alexia Christinny
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Instituições de ensino desempenham papel fundamental como um espaço em que os indivíduos têm seu segundo contato com a sociedade. No cenário brasileiro, no entanto, é possível constatar que as crianças frequentam escolas e proveem de contextos sociais distintos, o que evidencia a existência de desigualdades econômicas e socioculturais na sociedade do país. Essa realidade, por sua vez, se reflete no âmbito escolar, com a organização dos bairros da cidade que muitas vezes separa as diferentes classes sociais e pode influenciar diretamente no acesso e na qualidade do ensino oferecido. Contudo, no centro de Pinhais, cidade metropolitana de Curitiba-PR, existem dois colégios com contextos sociais distintos, separados por apenas 500 metros. O primeiro é o Colégio Suíço-Brasileiro, particular, e o segundo é o Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, pertencente à rede pública. Diante desse panorama, surgiu a necessidade de realizar uma pesquisa com a finalidade de explorar as diferenças e semelhanças dos olhares e vivências dos estudantes desses dois colégios. Desenvolve-se, então, uma oficina de fotografia analógica alternativa que utiliza a cianotipia como material de produção. Desta forma, a investigação pode levantar novos questionamentos e ampliar a compreensão sobre o assunto. Entretanto, a partir da estabilidade de ligações entre os envolvidos por meio de correspondências e expectativas que incluem a relação entre o produzido e o observado é onde o trabalho de arte se instala
     
    Abstract : Educational institutions play a fundamental role as a space in which individuals have their second contact with society. However, in the Brazilian context, it is possible to observe that children attend schools and come from different social contexts, which highlights the existence of economic and sociocultural inequalities in the country's society. This reality is reflected in the school environment, with the organization of city neighborhoods often separating different social classes and directly influencing access to and the quality of education offered. However, in the center of Pinhais, a metropolitan city near Curitiba-PR, there are two schools with distinct social contexts, separated by only 500 meters. The first is the SwissBrazilian private school, and the second is the Deputado Arnaldo Faivro Busato State School, belonging to the public school system. In the face of this panorama, there was a need to conduct research in order to explore the differences and similarities in the perspectives and experiences of students in these two schools. An alternative analogue photography workshop was developed using cyanotype as the production material. In this way, the investigation can raise new questions and broaden understanding of the subject. However, it is through the stability of connections between those involved through correspondences and expectations that include the relationship between the produced and the observed that the work of art is established
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89836
    Collections
    • Artes Visuais [66]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV