Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatucci, Isabelle, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.creatorRocha, Mariana Marlierpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-23T10:16:55Z
dc.date.available2024-09-23T10:16:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89803
dc.descriptionOrientadora: Profª. Isabelle Catuccipt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Levando em conta a abrangência e importância da cor, da luz e da mandala em diversas áreas, este artigo objetiva demonstrar a relevância desse estudo, que auxiliou a produção de três obras de arte. Principiando da ideia de que a cor funciona como um estimulante para o ser humano, o elemento cor apresenta neste trabalho de grande importância, se tornando um dos componentes principais, estruturantes, e necessário para a realização e criação do trabalho realizado - Espaço, Cor e Luz. Com instalações artísticas procuro, deste modo, evidenciar a colocação das obras no espaço expositivo e também a construção de situações que vão envolver o espectador. Abordando também aspectos relativos à arte cinética, área das artes que elabora obras com movimento. Em um primeiro momento, ao juntar estes campos de investigação, focou-se no trabalho de autores que abordam a influência das cores no comportamento humano, pesquisei a produção de artistas como: Carlos Cruz-Diez; Abraham Palatnik e Olafur Eliasson. Artistas que desenvolveram pesquisas e obras envolvendo mobilidade e representação do espectador na Arte Cinética e em outros movimentos, consequentemente encontrando referências para o processo criativo. Por fim apresento alguns esboços e estudos ligados ao processo criativo em progressopt_BR
dc.description.abstractAbstract: Taking into account the scope and importance of color, light and mandala in different areas, this article aims to demonstrate the relevance of this study, which helped the production of three works of art. Starting from the idea that color works as a stimulant for human beings, the color element is of great importance in this work, becoming one of the main, structuring, and necessary components for the realization and creation of the work carried out - Space, Color and Light. With artistic installations, I try, in this way, to highlight the placement of works in the exhibition space and also the construction of situations that will involve the spectator. Also approaching aspects related to kinetic art, an area of the arts that elaborates works with movement. At first, by joining these fields of investigation, the work focused on authors who address the influence of colors on human behavior, researching the production of artists such as: Carlos Cruz-Diez; Abraham Palatnik and Olafur Eliasson. Artists who developed research and works involving mobility and representation of the spectator in Kinetic Art and other movements, consequently finding references for the creative process. Finally, I present some sketches and studies related to the ongoing creative processpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCor na artept_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectArte cineticapt_BR
dc.titleLuz, cor e formapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples