Desenho infantil : um estudo sobre o olhar e o fazer artístico da criança
Resumo
Resumo: O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada sobre o desenho infantil e o modo como a imaginação, a gestualidade e o repertório de conhecimento prévio da criança trabalham de forma simbiótica durante a produção de um trabalho artístico e resultam em produções únicas, repletas de significados e narrativas. Com isso, trabalha-se com ideias de autores importantes na construção do conhecimento sobre a arte na infância, bem como do desenvolvimento gráfico, escolar, cognitivo, psicológico e emocional da criança. Assim, o curso "Desenho Infantil: um estudo sobre o olhar e o fazer artístico da criança" foi aplicado à turma de alunos com 5 anos de idade, da instituição de ensino Educação Infantil Nascer do Saber, localizada no bairro Bigorrilho – Curitiba/PR, sendo composto por oito aulas, divididas em três módulos, que marcam o percurso artístico dessa idade: imaginação, gesto e observação. As atividades contaram com uma pluralidade de propostas e materiais e com a prática da escuta ativa dos alunos – que permaneceram anônimos ao longo de todo o trabalho –, de modo a torná-los protagonistas dos seus processos de ensino-aprendizagem. Essa metodologia foi utilizada com a finalidade de melhor compreender a interrelação entre os elementos acima mencionados e aprimorar os meus conhecimentos para uma prática pedagógica potente, pautada nos valores do respeito, da livre expressão e da compreensão do olhar e do gesto da criança perante o mundo Abstract: This paper refers to the research conducted on children's drawing and how imagination, gesture, and the child's background of prior knowledge work in a symbiotic way during the production of an artwork and result in unique productions, full of meanings and narratives. Therefore, I bring the ideas of some important authors on the construction of knowledge about art in childhood, as well as the child's graphic, SCHOLAR, cognitive, psychological, and emotional development. Thus, the course "Children's Drawing: a study about the look and the artistic making of the child" was applied to a class of 5-year-old students on the Nascer do Saber Preschool, located in the Bigorrilho neighborhood - Curitiba/PR, being composed of 8 classes, divided into 3 modules, which mark the artistic path of this age: imagination, gesture and observation. Moreover, the activities relied on a plurality of proposals and materials and on the practice of active listening of the students - who remained anonymous throughout the work - in order to make them protagonists of their teaching-learning processes. This methodology was used with the purpose of better understanding the interrelation between the elements mentioned above and to improve my understanding for a powerful pedagogical practice, based on the values of respect, free expression, and understanding of the child's view and gesture towards the world
Collections
- Artes Visuais [66]