Cores nobres, cores divinas : azul e dourado no contexto sociocultural e político da arte cristã e muçulmana da idade média
Resumo
Resumo: A construção sociocultural das cores azul e dourado passa pelo crivo da religião cristã, e reconfigura o entendimento simbólico da imagem como agente discursivo, social e econômico. A economia da imagem proposta por Marie-José Mondzain dialoga com os estudos históricos sobre a valorização da cor azul pelas sociedades medievais, apresentados por Michel Pastoureau. Este trabalho analisa o cenário sociocultural e político no Ocidente Latino entre os séculos XII e XIII, quando a cor azul começa a ganhar notoriedade na sociedade ocidental europeia, por meio de dois agentes principais - a Igreja Cristã e a Monarquia. Neste cenário de efervescência cultural, a cor se torna uma questão teológica; à imagem e ao ícone são instituídos atributos morais com base em tratados cromáticos da Antiguidade Clássica, adequados à realidade medieval e aos interesses dominantes. No cenário específico da Península Ibérica, o florescer de Al-Andalus cria um caso único na Europa, onde a convivência entre cristãos e muçulmanos se desenvolve de acordo com o jogo político nos processos de disputas territoriais e trocas comerciais. A arte produzida pelas duas sociedades neste período é fonte historiográfica, capaz de oferecer informações sobre a presença ou ausência da cor azul, suas diversas matérias-primas e sua relação com a cor dourada na construção da imagética medieva Resumen: La construcción sociocultural de los colores azul y dorado pasa por el tamiz de la religión cristiana y reconfigura la comprensión simbólica de la imagen como agente discursivo, social y económico. La economía de la imagen propuesta por Marie-José Mondzain dialoga con los estudios históricos sobre la valorización del color azul por las sociedades medievales, presentados por Michel Pastoureau. Esta obra analiza el escenario sociocultural y político del Occidente latino entre los siglos XII y XIII, cuando el color azul comenzó a ganar notoriedad en la sociedad europea occidental, a través de dos agentes principales: la Iglesia cristiana y la Monarquía. En este escenario de efervescencia cultural, el color se convirtió en una cuestión teológica; se establecieron atributos morales a la imagen y al icono a partir de tratados cromáticos de la Antigüedad clásica, adecuados a la realidad medieval y a los intereses dominantes. En el escenario específico de la Península Ibérica, el florecimiento de Al-Andalus crea un caso único en Europa, donde la convivencia entre cristianos y musulmanes se desarrolla según el juego político en los procesos de disputas territoriales e intercambios comerciales. El arte producido por las dos sociedades en este periodo es una fuente historiográfica, capaz de ofrecer información sobre la presencia o ausencia del color azul, sus diversas materias primas y su relación con el color dorado en la construcción de la imaginería medieval Abstract: The socio-cultural construction of the colors blue and gold goes through the sieve of the Christian religion and reconfigures the symbolic understanding of the image as a discursive, social, and economic agent. The economy of image proposed by Marie-José Mondzain dialogues with the historical studies on the valorization of the blue color by medieval societies, presented by Michel Pastoureau. This work analyses the socio-cultural and political scenario in the Latin West between the 12th and 13th centuries, when the color blue started to gain notoriety in Western European society, through two main agents - the Christian Church and the Monarchy. In this scenario of cultural effervescence, color became a theological issue; moral attributes were established for the image and the icon on the basis of chromatic treatises from Classical Antiquity, appropriate to medieval reality and dominant interests. In the specific scenario of the Iberian Peninsula, the flourishing of Al-Andalus creates a unique case in Europe, where coexistence between Christians and Muslims develops according to the political game in the processes of territorial disputes and commercial exchanges. The art produced by the two societies in this period is a historiographic source, able to offer information about the presence or absence of the blue color, its various raw materials, and its relation with the golden color in the construction of medieval imagery
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- Artes Visuais [65]