Ações com a terra : práticas elementais colaborativas
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Herter, Luiz Fernando Brasil dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de abordar o Trabalho de Conclusão de Curso, no eixo de ensino e aprendizagem aliado ao desenvolvimento poético em Artes Visuais. A partir do referencial investigado, serão consideradas as relações do material, do espectador e da ação segundo artistas como Giuseppe Penone, Richard Long, Helio Oiticica, Allan Kaprow, do crítico Frederico Morais e nas produções autorais, que auxiliaram na concepção do projeto em si. Busca-se então, atuar sob a perspectiva do artista-propositor, a partir do fazer colaborativo, com enfoque na prática e na investigação da materialidade da terra. A aplicação da prática se deu através da oficina: Ações com a terra, na qual foram realizadas proposições para a construção do diálogo entre os participantes. Ocorreu em três momentos: instruções, ação performativa e decisão do grupo. O resultado possibilitou múltiplos relatos e reflexões com base na experiência dos participantes, que contribuíram com suas leituras e vivências na construção de sentidos Abstract: The present research intends to approach the Undergraduate thesis, in the axis of teaching and learning allied to the poetic development in Visual Arts. Based on the researched reference, the relations of the material, the spectator and the action will be considered from artists such as Giuseppe Penone, Richard Long, Helio Oiticica, Allan Kaprow and the critic Frederico Morais, who helped in the conception of the project itself. Therefore, the aim is to act from the perspective of the artist-proposer, based on collaborative work, with a focus on practice and investigation of the materiality of the earth (dirt). The application of the practice took place through the workshop: Ações com a terra, in which propositions were made for the construction of dialogue between the participants. They occurred in three moments: instructions, performative action and group decision. The result enabled multiple reports and reflections based on the experience of the participants, who contributed with their experiences in the construction of meanings
Collections
- Artes Visuais [65]