Desafios de reprovação e evasão do Curso de Engenharia de UFPR : dados e propostas de melhorias
Resumo
Este estudo investiga os desafios de reprovação e evasão enfrentados pelos alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e propõe um plano de ação para melhorar esses índices. Utilizando a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), foram identificadas as causas do problema e elaboradas soluções para enfrentá-lo. A primeira etapa do estudo consistiu na definição do problema, seguida pela coleta e análise de dados para medir a extensão do problema. Em seguida, foram realizadas análises mais aprofundadas para identificar as causas-raiz da reprovação e evasão no curso. Com base nessa análise, foram propostas melhorias, incluindo estratégias pedagógicas, apoio psicopedagógico e ações de engajamento estudantil. Os resultados desta pesquisa foram compilados em um relatório A3, que apresenta as principais conclusões, recomendações e um plano de ação detalhado para implementar as melhorias sugeridas. Espera-se que este estudo contribua para a redução da reprovação e evasão no curso de Engenharia de Produção da UFPR e promova uma experiência mais positiva e eficaz para os estudantes