Uma abordagem exploratória dos efeitos na circulação hidrodinâmica em uma baía devido a construção de uma ponte na embocadura
Resumo
Resumo : As cidades de Guaratuba e Matinhos, juntas, somam mais de 80000 mil habitantes. A ligação entre os municípios é realizada através do sistema de barcas ferry-boat. Visando otimizar a ligação entre as cidades e substituir o sistema de barcas, o governo do Estado do Paraná está realizando a construção da Ponte de Guaratuba. A construção de estruturas,
como pontes, em corpos da água podem ocasionar impactos ambientais, como, por exemplo, a aceleração dos processos erosivos. Neste trabalho, através da modelagem computacional, utilizando o sistema de modelos SisBahia, foram simulados dois cenários. Um cenário sem a presença de uma ponte na embocadura da baía de Guaratuba e outro cenário contendo a presença da ponte na embocadura. A partir dos cenários simulados, observou-se que a presença desta estrutura ocasionou um redução nos valores de velocidade e tensão de fundo na baía, em relação ao cenário sem a presença da ponte. Também constatou-se uma redução das áreas onde a tensão de fundo apresentou-se maior 0,378 N/m² (Valor de tensão de mobilidade para a areia média). Por fim deve-se salientar que o presente estudo considerou dados secundários e possui fins didáticos, não representando um estudo de caso para a ponte de Guaratuba. Neste contexto, o traçado da ponte, o número de pilares e tamanho da estrutura foram arbitrários e não representam as condições reais do empreendimento. Abstract : The cities of Guaratuba and Matinhos together have more than 80,000 inhabitants. The connection between the municipalities is carried out via the ferry system. Aiming to optimize the connection between cities and replace the ferry system, the government of the State of Paraná is building the Guaratuba Bridge. The construction of structures, such as bridges, in bodies of water can cause environmental impacts, such as acceleration of erosion processes. In this work, through computational modeling, using the SisBahia model system, two scenarios were simulated. A scenario without the presence of a bridge at the mouth of Guaratuba Bay and another scenario containing the presence of a bridge at the mouth. From the simulated scenarios, it was observed that the presence of a bridge at the mouth caused a reduction in the values of speed and bottom tension in the bay, in relation to the scenario without the presence of the bridge. There was also a reduction in areas where the bottom stress was higher, 0.378 N/m² (Mobility stress value for medium sand). Finally, it should be noted that the present study considered secondary data and has didactic purposes, not representing a case study for the Guaratuba bridge. In this context, the layout of the bridge, the number of pillars and size of the structure were arbitrary and do not represent the real conditions of the project.
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- Engenharia Ambiental [187]