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    Efeitos da educação cruzada na recuperação da força muscular do quadríceps em pacientes submetidos à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior : revisão narrativa da literatura

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    R _E_ DEBORAH_ADELI_MATIAS.pdf (1.203Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Matias, Deborah Adéli de Morais
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A incidência de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) está em ascensão, possivelmente devido à maior participação da população em esportes multidirecionais e com contato físico. Cerca de metade de todas as lesões no joelho são atribuídas ao LCA. A reconstrução cirúrgica do LCA, realizada em aproximadamente 75% dos casos, visa restaurar a estabilidade do joelho. Em contrapartida, os pacientes frequentemente enfrentam déficits de força muscular, especialmente no quadríceps, devido a danos articulares, edema e dor, além das restrições na prescrição de exercícios no pós-operatório inicial. A educação cruzada, que implica no fortalecimento do membro oposto após o treinamento contralateral, surge como uma estratégia promissora em casos de restrições no treinamento do membro afetado, como lesões ou pós-operatórios agudos. O objetivo desta revisão narrativa foi identificar os efeitos da educação cruzada na recuperação da força muscular do quadríceps em pacientes submetidos a cirurgia de reconstrução do LCA. Embora os resultados ainda sejam inconclusivos, a educação cruzada parece ser uma boa estratégia para complementar a reabilitação padrão da reconstrução do LCA, especialmente em pacientes com dificuldades de descarregar o peso na perna operada ou de executar os exercícios propostos com o membro afetado. São necessários, porém, mais estudos para determinar a dosagem ideal de exercícios, a fim de promover adaptações adequadas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89519
    Collections
    • Fisiologia do exercício [227]

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