Performance do supply portuário : o caso da eficiência no processo de manuseio de containers refrigerados
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Data
2024Autor
Sato, Liliane Santa Barbara dos Santos
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Resumo: O contêiner refrigerado (também conhecido como contêiner reefer), é um dispositivo significativo na cadeia marítima de transporte de mercadorias, que visa garantir a segurança da qualidade do produto refrigerado transportado, bem como suas especificações originais de validade. Estudar questões organizacionais no transporte de contêineres refrigerados se torna, entretanto, um desafio e uma abordagem de relevância significativa. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise abrangente do processo da cadeia de frios em portos, visando identificar oportunidades de melhoria que garantam a eficiência operacional e a preservação da qualidade de produtos perecíveis. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de abordagem combinada, de natureza aplicada, de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se a visita técnica para busca de dados primários, e a pesquisa de dados secundários foi realizada por meio da revisão bibliográfica da literatura e sítios da internet. Estudou-se a relação entre o processo da cadeia de frios (destaque para o fator humano) e o contêiner refrigerado (equipamento) em suas capacidades técnicas de refrigeração. Os resultados da análise destacam a necessidade de implementar melhorias no contêiner refrigerado, como aprimoramentos nos sistemas de controle de temperatura e isolamento térmico. Além disso, é crucial desenvolver embalagens internas que proporcionem uma barreira eficaz contra variações de temperatura, garantindo a integridade dos produtos perecíveis. Em paralelo, é fundamental capacitar a equipe responsável pelo manuseio e monitoramento da cadeia de frios, assegurando práticas adequadas de armazenamento e transporte. Essas medidas combinadas visam reduzir significativamente o risco de oscilação de temperatura e preservar a qualidade dos produtos ao longo da cadeia de distribuição. Abstract: The refrigerated container (also known as a reefer container), is a significant device in the maritime chain of goods transportation, which aims to guarantee the safety of the quality of the transported refrigerated product as well as its original shelf life specifications. Studying organizational issues in the transport of reefer containers, however, becomes a challenge and an approach of significant relevance. The aim of this study is to carry out a comprehensive analysis of the cold chain process in ports, with a view to identifying opportunities for improvement that guarantee operational efficiency and preserve the quality of perishable products. To this end, a case study was carried out with a combined approach, of an applied work, descriptive and exploratory study. A technical visit was used to search for primary data, and secondary data was searched through a bibliographic review of the literature. The relationship between the cold chain process (especially the human factor) and the refrigerated container (equipment) in terms of its technical refrigeration capabilities was studied. The results of the analysis highlight the need to implement improvements to the refrigerated container, such as improvements to the temperature control and thermal insulation systems. In addition, it is crucial to develop internal packaging that provides an effective barrier against temperature variations, guaranteeing the integrity of perishable products. In parallel, it is essential to train the staff responsible for handling and monitoring the cold chain, ensuring proper storage and transportation practices. These combined measures aim to significantly reduce the risk of temperature fluctuations and preserve product quality throughout the distribution chain.
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