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    As potencialidades da articulação entre educação ambiental e educação em saúde no contexto da formação de professores

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    R - D - ISAAC CIRQUEIRA LOPES.pdf (21.87Mb)
    Data
    2024-08-13
    Autor
    Lopes, Isaac Cirqueira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da proposição de um curso formativo, para professores em exercício, e em formação inicial, que articule educação ambiental e educação em saúde, a partir de uma perspectiva metodológica da walking ethnography. Ao refletir sobre a importância de uma abordagem contextualizada para a educação em saúde e educação ambiental, levando em consideração a realidade, experiências e saberes dos participantes dos processos educativos, é possível alcançar esses objetivos por meio do conceito de "Bem Viver". O Bem Viver é uma filosofia que busca promover uma vida em harmonia tanto a nível pessoal quanto socioambiental, com vistas a construir um mundo justo, democrático, tolerante, solidário e saudável. Dessa forma, os participantes de um curso de extensão de 30 horas, na modalidade híbrida, foram convidados para integrar a pesquisa. A produção dos dados se deu por meio de diversos métodos: 1) observação participante: permitiu vivenciar as interações entre os participantes, obtendo insights sobre suas experiências prévias e vivenciadas no decorrer do curso; 2) walking ethnography: tanto em uma perspectiva formativa quanto investigativa, foi empregada para uma abordagem mais imersiva, possibilitando o acompanhamento e registro de forma contextualizada das experiências estéticas e nas relações com a educação ambiental e a educação em saúde; 3) grupos de discussão: no qual os participantes puderam compartilhar suas percepções e reflexões sobre os temas abordados no curso e 4) análise de materiais produzidos pelos participantes durante o curso. A análise dos resultados e discussões estão respaldadas por uma abordagem metodológica alinhada com a fenomenologia. Na abordagem fenomenológica, embora não se priorize a linearidade e a rigidez metodológica, mantém-se o rigor no processo de análise. Assim, o processo começou com a leitura e transcrição dos dados, seguida pelas descrições e pelo desenvolvimento das econarrativas. Posteriormente, procedeu-se à redução fenomenológica dos excertos, seguindo a sequência: unidades de sentido; unidades de significado; aspectos emergentes; interpretação do fenômeno. As potencialidades formativas do curso "Caminhos Formativos para o Bem Viver: Aprendizagens sobre Educação Ambiental e Educação em Saúde" se manifestam na efetiva articulação entre educação ambiental e educação em saúde, apoiadas na prática da walking ethnography e nas reflexões do conceito de Bem Viver. A indissociabilidade desses campos configurou-se como uma base, a partir da qual emergiram todos os outros conceitos, delineando um panorama educativo onde o aprendizado transcende o confinamento das paredes da sala de aula e se expande ao mundo. Para tanto, é crucial que políticas públicas transcendam abordagens educacionais fragmentadas e tecnicistas, optando por propostas que estejam em consonância com os princípios do Bem Viver. Essa orientação filosófica que enfatiza a harmonia, o equilíbrio e a coexistência respeitosa entre todas as formas de vida, oferece um paradigma importante para a reformulação da prática pedagógica.
     
    Abstract: The general objective of this research is to investigate the potential of proposing a education course, for teachers in-service and in initial teacher education, which combines environmental education and health education, from a methodological perspective of walking ethnography. By reflecting on the importance of a contextualized approach to health education and environmental education, taking into account the reality, experiences and knowledge of participants in educational processes, it is possible to achieve these objectives through the concept of "Good Living". Good Living is a philosophy that seeks to promote a life in harmony at both a personal and socio-environmental level, with a view to building a fair, democratic, tolerant, supportive and healthy world. Therefore, participants in a 30-hour extension course, in hybrid mode, were invited to take part in the research. Data production took place through several methods: 1) participant observation: it allowed experiencing interactions between participants, gaining insights into their previous experiences and those experienced during the course; 2) walking ethnography: both from a formative and investigative perspective, it was used for a more immersive approach, enabling the monitoring and recording in a contextualized way of aesthetic experiences and relationships with environmental education and health education; 3) discussion groups: in which participants participated, shared their perceptions and reflections on the topics involved in the course and 4) analysis of materials produced by participants during the course. The analysis of results and discussions are supported by a methodological approach approved by phenomenology. In the phenomenological approach, although linearity and methodological rigidity are not prioritized, rigor is maintained in the analysis process. Thus, the process began with the reading and transcription of the data, followed by the petitions and the development of econarratives. Subsequently, proceed with the phenomenological reduction of the excerpts, following the sequence: units of meaning; units of meaning; emerging aspects; interpretation of the particular. The educational potential of the course "Training Paths for Good Living: Learning about Environmental Education and Health Education" is manifested in the joint effectiveness between environmental education and health education, improved in the practice of walking ethnography and in reflections on the concept of Good Living. The inseparability of these fields was configured as a base, from which all other concepts emerged, outlining an educational panorama where learning transcends the confinement of the classroom walls and expands to the world. To this end, it is crucial that public policies transcend fragmented and technical educational approaches, opting for proposals that are in line with the principles of Good Living. This philosophical orientation, which emphasizes harmony, balance and respectful coexistence between all forms of life, offers an important paradigm for reformulating pedagogical practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89373
    Collections
    • Dissertações [30]

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