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    Centro de interação intergeracional

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    R G HELOISA PORTUGAL FIGUEREDO.pdf (13.64Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Figueredo, Heloisa Portugal
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo embasar teoricamente etapa seguinte do Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná: o projeto arquitetônico do Centro de Interação Intergeracional. A partir da conceituação e análise do público alvo e de alternativas aos atuais modelos de institucionalização buscou-se entender melhor o idoso e seu processo de envelhecimento, a criança e seu crescimento e a situação atual e as demandas desses grupos. Buscou-se entender o funcionamento e os benefícios dos programas intergeracionais, as necessidades espaciais específicas, bem como sua forma de aplicação a partir de estudos de caso, traduzindo-os em intenções projetuais sua organização no espaço construído e localização no ambiente urbano. A partir dessas informações pretende-se propor um espaço compartilhado por crianças e idosos – um centro-dia que funcione em conjunto com uma pré-escola – de forma a estimular o aprendizado, a convivência, a socialização, o lazer e benefício mútuos aos distintos usuários.
     
    Abstract: This research aims to promote theoretical basis to the next phase of the Final Work of Undergraduate Course of Architecture and Urbanism of the Federal University of Paraná, the architectural project of an Intergenerational Center. Through the analyses and concept of the target audience and the alternatives to current models of institutionalization, the text seeks to understand the elderly and their aging process, the child and its growth, the current situation and the demands of these groups, the operation and benefits of intergenerational programs, their specific space needs as well as its application in case studies, translating them into design intentions, its organization in the built space and its location in the urban environment. Based on this information, it is intended to propose a shared space for children and the elderly – a community center that works in the same place as a kindergarten – in order to stimulate learning, living together, socializing, recreation and mutual benefit to the different users.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89365
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

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