A constelação sci-fi : uma investigação das contradições do capitalismo no cinema de ficção científica pela perspectiva da teoria crítica frankfurtiana
Abstract
Resumo: Esta pesquisa investiga as contradições do capitalismo no cinema de ficção científica a partir de filmes nos quais os meios de comunicação possuem relevância em suas narrativas. O texto divide os objetos em três eixos de análise: 1) INDÚSTRIA CULTURAL: They Live (1988); 2) LUTA DE CLASSES: Bacurau (2019); e 3) DOMINAÇÃO TECNOLÓGICA: Videodrome (1983). A discussão teórica se realiza à luz da Teoria Crítica Frankfurtiana, utilizada por ser uma abordagem materialista histórico-dialética que possibilita analisar produções culturais a partir de uma crítica à lógica produtiva a qual estas obras são atreladas, bem como dos conteúdos artísticos das obras fílmicas. A metodologia utilizada é o Método das Constelações, cujo propósito reside na busca pela relação dialética entre ideias e fenômenos. Essencialmente, esta metodologia procura elucidar como os fenômenos se agrupam ao redor dos aspectos extremos das ideias, bem como identificar a estrutura intemporal dessas ideias. Esta estrutura, por sua vez, encontra-se na sua origem, ou seja, no local de nascença daquela ideia. Para se analisar as obras, a ferramenta aplicada é a de Imagens-dialéticas, a qual permite a investigação ser realizada através da montagem, estrutura e planos dos filmes. Por fim, as análises de They Live (1988), Bacurau (2019) e Videodrome (1983) são expostas para exemplificar o processo exploratório realizado. Como resultados, as ideias observadas e desenvolvidas para formação da constelação são as que nomeiam os eixos: Indústria Cultural, Luta de Classes e Dominação Tecnológicas, desenvolvidas por meio da estrutura de Conspiração dentro dos fenômenos, de maneira que a Origem da FC, a Revolução Industrial Burguesa e o desenvolvimento do capitalismo imperialista, são mediados por uma vasta dimensão alegórica de objetos, locais, núcleos de personagens, cenas, etc. Abstract: This research investigates the contradictions of capitalism in science fiction cinema from films in which the media has relevant presence in the narratives. The text divides the objects into three axes of analysis: 1) CULTURAL INDUSTRY: They Live (1988); 2) CLASS STRUGGLE: Bacurau (2019); and 3) TECHNOLOGICAL DOMINATION: Videodrome (1983). The theoretical discussion is conducted in light of the Frankfurt School's Critical Theory, chosen for its historical-dialectical materialist approach that allows the analysis of cultural productions through a critique of the productive logic to which these works are tied, as well as the artistic content of the films. The methodology employed is the Constellation Method, aiming to explore the dialectical relationship between ideas and phenomena. Essentially, this methodology seeks to elucidate how phenomena cluster around the extreme aspects of ideas and identify the timeless structure of these ideas. This structure, in turn, is found in its origin, i.e., the birthplace of that idea. To analyze the works, the applied tool is Dialectical Images, which allows the investigation to be conducted through the editing, structure, and shots of the films. Finally, the analyzes of They Live (1988), Bacurau (2019) and Videodrome (1983) are exposed to exemplify the exploratory process carried out. As a result, the ideas observed and developed to form the constellation are those that name the axes: Cultural Industry, Class Struggle and Technological Domination, developed through the Conspiracy structure within the phenomena, so that the Origin of SF, the Revolution Bourgeois Industrial and the development of imperialist capitalism are mediated by a vast allegorical dimension of objects, locations, character groups, scenes, etc.
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