Música tradicional do Paraná : nas comunidades de faxinais na região de Inácio Martins/PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto levantar e sistematizar memórias musicais tradicionais devocionais e de lazer dos povos faxinalenses, especificamente das comunidades da região de Inácio Martins, município no centro-sul do estado do Paraná. Consiste em um estudo exploratório etnográfico sobre as práticas sonoras tradicionais que se relacionam em diálogo com os múltiplos processos de modernização pelos quais tem passado a sociedade paranaense. A partir de uma perspectiva decolonial centrada nas epistemologias do sul global, o trabalho faz um recorte transdisciplinar entre histórias, geografias humanidades, ciências sociais, utilizando o método da etnomusicologia dialógica como ferramenta de análise e produção de conhecimento no campo das etnociências. As principais ferramentas utilizadas no trabalho são as etnografias participativas e netnografias descritivas das manifestações culturais que acontecem nesse território, além de entrevistas e questionários aplicados aos romeiros, cantadores, violeiros, puxadores de baile e membros mais antigos das comunidades faxinalenses. Estas foram utilizadas para produção de uma reflexão acerca da permanência das culturas tradicionais em um mundo em transformação e das suas contribuições para a configuração de modelos alternativos de Modernidade. O principal objetivo do trabalho é compreender melhor o ethos faxinalense, identificando a territorialidade a partir de seus marcadores e compreendendo as práticas musicais a partir de conceitos chave, tais como espacialidade, temporalidade e intencionalidade. Isso dentro de um contexto de mudanças e permanências que se configura como resistência do contexto Tradicional em meio à Modernidade. Esta pesquisa se justifica pela promoção dos saberes locais e valorização dos modos de vida tradicionais, assim como na redescoberta de memórias enraizadas na cultura do povo paranaense como produtoras de sentido e subjetividades na busca pela configuração de uma sociedade do Bem Viver. Abstract: This research aims to survey and systematize devotional and leisure traditional musical memories of the people of the Faxinal, specifically the communities in the region of Inácio Martins, a municipality in the center-south of Paraná. It consists of an exploratory ethnographic study of traditional sound practices that relates in dialogue with the multiple modernization processes that Paraná society has experienced. From a decolonial perspective centered on the epistemologies of the global south, the work makes a transdisciplinary approach between histories, geographies, humanities, social sciences, using the method of dialogical ethnomusicology as a instrument for analysis and production of knowledge in the field of ethnoscience. The main tools used here are participatory ethnographies and descriptive netnographies of the cultural manifestations that happens in this territory, just as interviews and questionnaires applied to romeiros, singers, guitar players, dance makers and older members of the Faxinal communities. These have been used to produce a reflection on the permanence of traditional cultures in a changing world and the contributions to the configuration of alternative models of Modernity. The main objective of the work is to understand the faxinalense ethos, identifying territoriality based on its markers and comprehending the musical practices through key concepts, such as spatiality, temporality and intentionality - within a context of changes and permanence that configures itself as resistance of the Traditional context in the midst of Modernity. This research is justified by the promotion of local knowledge and valorization of traditional ways of life, as well as the rediscovery of memories rooted in the people's culture of Paraná as producers of meaning and subjectivities in the search for the configuration of a Bem Viver society. RESUMEN: Esta investigación tiene como objeto levantar y sistematizar las memorias musicales tradicionales devocionales y de ocio de los pueblos faxinalenses, en especial en las comunidades de la región de Inácio Martins, municipio del centro-sur del estado de Paraná. Consiste en un estudio exploratorio etnografico sobre las prácticas sonoras tradicionales que se relacionan en diálogo con los múltiplos procesos de modernización por los cuales ha pasado la sociedad paranaense. Desde una perspectiva decolonial que tiene su centro en las epistemologías del sur global, el trabajo hace un recorte transdisciplinar entre las historias, geografias, humanidades y ciencias sociales, utilizando la etnomusicologia dialógica como una herramienta de análisis y producción de conocimiento en el campo de las etnociencias. Las principales herramientas utilizadas en el trabajo son las etnografias participativas, descriptivas y netnografias de las manifestaciones culturales que ocurren en este territorio, asi como las entrevistas y cuestionarios aplicados a romeros, cantadores, violeros, puxadores de baile y miembros más antiguos de las comunidades faxinalenses. Estas fueran utilizadas en la producción de una reflexión acerca de las permanencias tradicionales en un mundo en transformación y sus contribuciones a la configuración de modelos alternativos de modernidad. Lo principal objetivo del trabajo es comprender mejor el ethos faxinalense, identificando la territorialidad desde los marcadores territoriales y comprendiendo las prácticas musicales desde conceptos clave como espacialidad, temporalidad y intencionalidad. Eso dentro de un contexto de cambios y permanencias que se configura como resistencia de lo contexto tradicional, en medio à la Modernidad. Esta investigación se justifica en la promoción de los saberes locales y valorización de los modos de vida tradicionales, asi como en la redescubierta de memorias arraigadas en la cultura del pueblo paranaense como productoras de sentido y subjetividades en la busca por la configuración de una sociedad del Bem Viver.
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