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    A investigação para caracterizar demandas e efetivar direitos de famílias em vulnerabilidade social : a educação de jovens e adultos na política de assistência

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    R-G-LEONARDO-ROCHA-CABRAL.pdf (187.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Rocha, Leonardo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente artigo busca enfatizar algumas contribuições da pesquisa para o exercício do planejamento social, para a interação comunitária e a implementação de direitos intersetoriais, não raramente invisibilizados. Este estudo se construiu processualmente numa imersão coletiva e investigativa desde março de 2011 no município de Morretes - PR - quando participei do coletivo de estudantes da Turma 2009 do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná - UFPR – Setor Litoral pesquisando, planejando e intervindo em parceria com professores e técnicos nas demandas advindas de deslizamentos e enchentes que assolaram aquele município. A partir dessa realidade nos ocupamos em especial de treze famílias da agricultura familiar que perderam suas casas e espaço de plantio e foram acolhidas pela prefeitura municipal em um abrigamento urbano. Desde então foi a investigação cotidiana baseada na participação permanente dessas famílias que permitiu a construção de respostas imediatas às suas urgências, até serem instaladas com muitas outras famílias no final do ano de 2012 em um conjunto habitacional de interesse social, também situado na zona urbana do município. È evidente que outras demandas se tornaram definitivas – em especial o acesso ao trabalho e renda o que se tornava quase impossível considerando o quadro de analfabetismo pleno e funcional de boa parte dessas pessoas. Novamente, agora em situação de estágio curricular no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS foi a investigação que permitiu entender as características socioassistenciais e educacionais das famílias assentadas, bem como buscar formas de efetivação da Política do Sistema Único de Assistência – SUAS que preconiza assistência como uma transitoriedade até que os sujeitos tenham autonomia sobre suas vidas. Esta permitiu que o município pudesse propor que tanto os seus direitos de assistência quanto à educação seguiriam caminhos transversais de efetivação, vinculando a materialização de ambos via o acesso ao Programa Bolsa Família – PBF – , e neste caso quem volta à escola são jovens e adultos. As aprendizagens permitem entender que a pesquisa é competência e instrumental profissional vital para caracterizar, planejar e efetivar direitos com os sujeitos sociais, que neste caso são pessoas em vunerabilidade social que terão acesso e permanência à educação de jovens e adultos podendo viver este direito pela vinculação ao Programa Bolsa Família pela via da política da assistência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89017
    Collections
    • Serviço Social (Litoral) [146]

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