• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial : histórias do Brasil em quadrinhos no Ensino de História

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MAUREN FERREIRA LOPES.pdf (11.68Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Lopes, Mauren Ferreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho busca refletir sobre o uso das histórias do Brasil em quadrinhos no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, os quadrinhos como fonte histórica e suas possibilidades de contribuição para uma aprendizagem histórica significativa. Diante o paradoxo constatado entre, o interesse manifesto pelos estudantes a respeito do assunto Segunda Guerra Mundial e, a limitação/sonegação nos materiais e currículos escolares do país sobre o mesmo, objetiva-se a partir do acesso aos quadrinhos de guerra brasileiros, contribuir com a percepção da História como ciência multifacetada e fruto de escolhas. Produzidos entre as décadas de 1950-1970, diferenciam-VHGDV³KLVWyULDVRILFLDLV'YLVWRYDORUL]DUHPRVFLGDGmRV comuns envolvidos no conflito. A partir dessa reflexão, foi elaborado um material paradidático que apresenta a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a partir da revista Combate n.38, na qual, a figura do Comandante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Marechal 0DVFDUHQKDVGH0RUDHVpLQWHUSHODGDHPKLVWyULDFRQKHFLGDFRPR³2HSLVyGLRGDVIDFDV'. Foram incluídas outras fontes para colaborar na problematização do conhecimento histórico. Além de interessante exercício historiográfico e pedagógico, interpelar os manuais escolares como manifestações de um projeto oficial de História, e indagar as fontes, a luz de outras histórias possíveis, pode corroborar no sentido de desnaturalizar o social, ou seja, na compreensão de que a sociedade foi historicamente construída e que, portanto, pode ser transformada.
     
    Abstract: This work seeks to reflect on the use of Brazilian comic stories in History teaching, considering the foundations of historical literacy, comics as a historical source and their possibilities for contributing to significant historical learning. Given the paradox found between the interest expressed by students regarding the subject of the Second World War and the limitation/evasion in the country's school materials and curricula on the same, the objective is, through access to Brazilian war comics, to contribute to the perception of History as a multifaceted science and the result of choices. Produced between the 1950s and 1970s, they GLIIHUIURP³RIILFLDOVWRULHV'DVWKH\YDOXHRUGLQDU FLWL]HQVLQYROYHGLQWKHFRQIOLFW%DVHGRQ this reflection, a paradidactic material was created that presents Brazilian participation in the Second World War, based on the magazine Combate n.38, where, in the case of the latter, the figure of the Commander of the FEB (Brazilian Expeditionary Force ), Marechal Mascarenhas de Moraes, is questioned, in a story known as "O Episódio das Facas", in english, The Knives Episode. Other sources were included to collaborate in the problematization of historical knowledge. In addition to being an interesting historiographical and pedagogical exercise, interpellating school manuals as manifestations of an official History project, and inquiring into the sources, in the light of other possible stories, corroborates the sense of denaturalizing the social, that is, in the understanding that society was historically constructed and therefore can be transformed.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/88938
    Collections
    • Dissertações [44]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Discursos e linguagem na revista do Clube Curitibano (1890 a 1912) 

      Marach, Caroline Baron (2013)
      Resumo: A presente pesquisa, cujo principal objeto de estudo foi a Revista do Clube Curitibano (1890-1912), permitiu-nos constatar, primeiramente, que esse periódico representa uma fonte profícua para análises dos movimentos ...
    • Diante da liberdade : um estudo sobre libertos da Ilha de Santa Catarina, na segunda metade do século XIX 

      Wagner, Ana Paula (2002)
      Resumo: Esta dissertação discute a diversidade de trajetórias adotadas por homens e mulheres egressos do cativeiro na reorganização de suas vidas após a alforria. Procuramos adentrar no complexo universo construído pelos ...
    • As concepções do poder régio entre os suevos na Gallaecia do Século V : uma análise da crônica de Idácio de Chaves 

      Gazzotti, Danilo Medeiros, 1987- (2014)
      Resumo: Em nossa pesquisa trataremos sobre as concepções de poder régio entre os suevos na Província da Gallaecia durante o século V. Para alcançar nosso objetivo nos utilizaremos da crônica de Idácio de Chaves, uma ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV