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dc.contributor.advisorVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorKlein, Glauber Cesarpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T19:21:17Z
dc.date.available2024-07-02T19:21:17Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88750
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 18/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Estudamos a Filosofia de Espinosa a partir do seu princípio, segundo o qual a realidade é inteligível por si e comunicável pelo discurso racional, isto é, à maneira dos geômetras. Uma vez que o escopo desta Filosofia é o ensinamento da perfeição ética, nossa liberdade em ato, o seu princípio deve atender à comunidade dos saberes, artes e ciências, como meios para a realização deste mesmo escopo. Por isso, neste estudo, esforçamo-nos por entender, notavelmente, a maneira pela qual os saberes, uma vez concebidos e ordenados pelo intelecto, são convenientes entre si e em concurso para a realização de uma vida ética. Em concreto, dispomos nossas leituras na seguinte ordem: após indicar uma significação geral desta Filosofia cuja obra máxima é uma Ética demonstrada à maneira dos geômetras, em nossa Introdução, apresentamos, pelo capítulo 1, o percurso dedutivo da Primeira Parte da Ética, pelo qual o autor demonstra o mencionado princípio e, a seguir, em seu Apêndice, indica suas implicações em diálogo com outras concepções tradicionais do conhecimento e da interpretação da natureza; pelo capítulo 2, uma problematização sobre por que o início do Breve Tratado não realiza uma argumentação de mesma natureza, mas, antes, uma análise de 3 demonstrações de Deus tal como a sustentaram outros autores, e, a seguir, uma análise do princípio e sua dedução tal como é argumentada na Correspondência, em concreto, nas 4 primeiras cartas trocadas entre o filósofo e Oldenburg; pelo capítulo 3, por fim, uma leitura do Tratado da emenda do intelecto, sob a seguinte questão: como, neste discurso, argumenta-se a favor da conveniência entre a experiência, a instituição do saber e o fim ético almejado?pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We study Spinoza's Philosophy based on its principle, according to which reality is intelligible in itself and communicable through rational discourse, that is, in the manner of geometricians. Since the scope of this Philosophy is the teaching of ethical perfection, our freedom in action, its principle must serve the community of knowledge, arts and sciences, as means to achieve this same scope. Therefore, in this study, we strive to understand, notably, the way in which human knowledge, once conceived and ordered by the intellect, is compatible with each other and together for realization of an ethical life. Specifically, we arrange our readings in the following order: after indicating a general meaning of this Philosophy whose maximum work is an Ethics demonstrated in geometrical order, in our Introduction, we present, through chapter 1, the deductive path of the First Part of Ethics, through which the author demonstrates the aforementioned principle and, then, in his Appendix, indicates its implications in dialogue with other traditional conceptions, specifically, for the knowledge and interpretation of Nature; in chapter 2, a problematization of why the beginning of the Short Treatise does not carry out an argument of the same nature, but, rather, an analysis of 3 demonstrations of God as supported by other authors, and, following, an analysis of the principle and his deduction as argued in the Correspondence, specifically, in the first 4 letters exchanged between the philosopher and Oldenburg; through chapter 3, finally, a reading of the Treatise on the Emendation of the Intellect, under the following question: how, in this speech, is it argued in favor of the convenience between experience, the institution of knowledge and the desired ethical end?pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSpinoza, Benedictus de, 1632-1677pt_BR
dc.subjectMetafisicapt_BR
dc.subjectRacionalismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO fiel da balança : estudo sobre a filosofia de Espinosa à maneira dos geômetraspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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