O fiel da balança : estudo sobre a filosofia de Espinosa à maneira dos geômetras
Resumo
Resumo: Estudamos a Filosofia de Espinosa a partir do seu princípio, segundo o qual a realidade é inteligível por si e comunicável pelo discurso racional, isto é, à maneira dos geômetras. Uma vez que o escopo desta Filosofia é o ensinamento da perfeição ética, nossa liberdade em ato, o seu princípio deve atender à comunidade dos saberes, artes e ciências, como meios para a realização deste mesmo escopo. Por isso, neste estudo, esforçamo-nos por entender, notavelmente, a maneira pela qual os saberes, uma vez concebidos e ordenados pelo intelecto, são convenientes entre si e em concurso para a realização de uma vida ética. Em concreto, dispomos nossas leituras na seguinte ordem: após indicar uma significação geral desta Filosofia cuja obra máxima é uma Ética demonstrada à maneira dos geômetras, em nossa Introdução, apresentamos, pelo capítulo 1, o percurso dedutivo da Primeira Parte da Ética, pelo qual o autor demonstra o mencionado princípio e, a seguir, em seu Apêndice, indica suas implicações em diálogo com outras concepções tradicionais do conhecimento e da interpretação da natureza; pelo capítulo 2, uma problematização sobre por que o início do Breve Tratado não realiza uma argumentação de mesma natureza, mas, antes, uma análise de 3 demonstrações de Deus tal como a sustentaram outros autores, e, a seguir, uma análise do princípio e sua dedução tal como é argumentada na Correspondência, em concreto, nas 4 primeiras cartas trocadas entre o filósofo e Oldenburg; pelo capítulo 3, por fim, uma leitura do Tratado da emenda do intelecto, sob a seguinte questão: como, neste discurso, argumenta-se a favor da conveniência entre a experiência, a instituição do saber e o fim ético almejado? Abstract: We study Spinoza's Philosophy based on its principle, according to which reality is intelligible in itself and communicable through rational discourse, that is, in the manner of geometricians. Since the scope of this Philosophy is the teaching of ethical perfection, our freedom in action, its principle must serve the community of knowledge, arts and sciences, as means to achieve this same scope. Therefore, in this study, we strive to understand, notably, the way in which human knowledge, once conceived and ordered by the intellect, is compatible with each other and together for realization of an ethical life. Specifically, we arrange our readings in the following order: after indicating a general meaning of this Philosophy whose maximum work is an Ethics demonstrated in geometrical order, in our Introduction, we present, through chapter 1, the deductive path of the First Part of Ethics, through which the author demonstrates the aforementioned principle and, then, in his Appendix, indicates its implications in dialogue with other traditional conceptions, specifically, for the knowledge and interpretation of Nature; in chapter 2, a problematization of why the beginning of the Short Treatise does not carry out an argument of the same nature, but, rather, an analysis of 3 demonstrations of God as supported by other authors, and, following, an analysis of the principle and his deduction as argued in the Correspondence, specifically, in the first 4 letters exchanged between the philosopher and Oldenburg; through chapter 3, finally, a reading of the Treatise on the Emendation of the Intellect, under the following question: how, in this speech, is it argued in favor of the convenience between experience, the institution of knowledge and the desired ethical end?
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- Teses [87]