Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoch, Gustavo Valentim, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisãopt_BR
dc.creatorMartins, Alessandro Crivellaropt_BR
dc.date.accessioned2024-06-27T19:19:28Z
dc.date.available2024-06-27T19:19:28Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88698
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gustavo Valentim Lochpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 04/04/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante do cenário desafiador imposto pela pandemia de COVID-19, este estudo busca analisar os efeitos transformadores no mercado brasileiro de automação intralogística em centros de distribuição, segmento orientado à otimização de custos e tempos nos processos de separação de produtos. O estudo apresenta a aceleração do ecommerce, impulsionada pelas restrições de movimentação e o fechamento temporário de lojas físicas, como um catalisador para o aumento representativo na demanda por projetos de automação intralogística. Este fenômeno não apenas estimulou a implementação destes projetos em uma escala maior, mas também promoveu a adoção de tecnologias destinadas a expandir a capacidade operacional dos centros de distribuição. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, ancorada em uma revisão da literatura e análise de dados do setor a partir de uma pesquisa direcionada, os resultados deste estudo destacam como as empresas de distribuição logística enfrentaram e se adaptaram rapidamente ao aumento do ecommerce. A partir desses resultados também foram identificadas tendências marcantes, como o aumento substancial em projetos de automação intralogística e a incorporação de novas tecnologias para suportar a escalabilidade e eficiência dos processos intralogísticos. As conclusões do estudo destacam, sobre a ótica de negócios no mercado de automação intralogística, a importância da inovação tecnológica frente a desafios disruptivos, como a pandemia de COVID-19, assim como a importância para o mercado de automação intralogística. Além disso, aponta para tendências futuras e oportunidades de pesquisa em automação e tecnologia logística, sugerindo caminhos para aumentar a eficiência operacional e competitividade das empresas, assim como para um desenvolvimento sustentável em um cenário de consumo cada vez mais digitalizado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering the challenging scenario posed by the COVID-19 pandemic, this study aims to analyze the transformative effects on the Brazilian market of intralogistics automation in distribution centers, a segment previously focused on optimizing costs and times in product separation processes. The study highlights the acceleration of ecommerce, driven by transportation restrictions and the temporary closure of physical stores, as a catalyst for a significant increase in demand for intralogistics automation projects. This phenomenon not only stimulated the implementation of these projects on a larger scale but also promoted the adoption of technologies aimed at expanding the operational capacity of distribution centers. Using a qualitative methodological approach, anchored in a literature review and sector data analysis through targeted research, the results of this study emphasize how logistics distribution companies quickly faced and adapted to the rise of e-commerce. From these results, significant trends were also identified, such as the substantial increase in intralogistics automation projects and the incorporation of modern technologies to support the scalability and efficiency of intralogistics processes. The study's conclusions highlight, from a business perspective in the intralogistics automation market, the importance of technological innovation in the face of disruptive challenges, such as the COVID-19 pandemic, as well as the importance to the intralogistics automation market. Furthermore, it points to future trends and research opportunities in automation and logistics technology, suggesting ways to increase operational efficiency and competitiveness of companies, as well as for sustainable development in an increasingly digitalized consumption scenario.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectAdministração de Empresaspt_BR
dc.titleImpacto da mudança de consumo pós pandemia de COVID-19 no mercado de projetos de automação intralogísticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples