Metodologias ativas na educação básica : entendimentos de professores da área das ciências da natureza
Resumo
Resumo: As Metodologias Ativas, são tidas como uma inovação no ensino, diversos autores evidenciam os benefícios estas metodologias para o aprendizado, principalmente em relação ao ensino de Ciências da Natureza, no entanto, há divergências sobre a eficiência destas metodologias, alguns autores também consideram que as MA não são inovadoras. Desta forma, a presente pesquisa buscou compreender o entendimento de professores da Área de Ciências da Natureza em relação a estas metodologias. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, a primeira etapa realizada foi o levantamento bibliográfico, com o objetivo de identificar trabalhos que revelassem pesquisas acerca das MA, no intuito de verificar possíveis olhares para seus entendimentos a nível conceitual e de inserção no contexto da Educação Básica. Após a etapa do levantamento bibliográfico foi realizada entrevistas com três professores da área, sendo um professor de Física, um professor de Química e uma professora de Biologia. Para a interpretação dos documentos oriundos das entrevistas foi utilizado como método de análise a Análise de Conteúdo (AC). Com a AC emergiram quatro categorias que receberam os seguintes títulos: O conceito de metodologias ativas no entendimento dos participantes e sua relação com a BNCC; O professor e as metodologias ativas; O estudante e as metodologias ativas; nos fazeres do professor, o planejamento e as metodologias ativas. Após a realização da análise a pesquisa possibilitou uma compreensão contextual das propostas MA e com ela a possibilidade de considerar que correspondem a todo fazer com intencionalidades do professor que promova o engajamento do estudante, ou seja, fazeres que mantenham os sujeitos ativos no e para o aprender, por meio de processos pactuados e de documentações que evidenciem a aprendizagem, traduzida nos registros produzidos, tanto pelos professores quanto pelos estudantes. Abstract: Active Methodologies (AM) are considered an innovation in teaching, with evidence of their potential for learning, by several authors, mainly in relation to the teaching of Natural Sciences, however, there are disagreements about the efficiency of these methodologies and its innovative status, by several other authors. In this way, the present research sought to understand the understanding of teachers in the area of Natural Sciences knowledge in relation to AM. Thus, for the development of the research, the first stage carried out was the bibliographical survey, with the objective of identifying works that revealed research on AM, with the aim of verifying possible perspectives on their understanding at a conceptual level and insertion in the context of Basic Education. Soon after, the observation began, for which interviews were carried out with three teachers in the area, including a Physics teacher, a Chemistry teacher and a biology teacher, who worked at the same school during their high school years. To interpret the documents arising from the interviews, Content Analysis (CA) was used, from which four categories emerged and received the following titles: The concept of active methodologies in the understanding of the participants and their relationship with the National Common Curricular Base (BNCC); The teacher and active methodologies; The student and active methodologies; In the teacher's activities, planning and active methodologies. Carrying out the research enabled a contextual understanding of MA proposals and with it the possibility of considering that they correspond to all actions with the teacher's intentions that promote student engagement, that is, actions that keep subjects active in and for learning, through agreed processes and documentation that demonstrate learning, translated into records produced by both teachers and students.
Collections
- Dissertações [30]