Tecnologia educacional para vigilância do pré-natal de risco habitual na atenção primária à saúde
Resumo
Resumo: Introdução: Pesquisa de produção de tecnologia educacional desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Prática do Cuidado em Saúde, na Linha de Pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Obteve-se inovação replicável para o processo de educação permanente à Atenção Primária, consistindo em: material didático-instrucional e, de website. Objetivo Geral: Desenvolver produtos de tecnologia educacional para profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde, visando subsidiar a gestão e assistência à gestante de risco habitual. Objetivos Específicos: Conhecer a tendência da mortalidade infantil por causas evitáveis em Fazenda Rio Grande-PR; Elaborar um Guia de indicadores; e, um Observatório Virtual para subsidiar a assistência à gestante de risco habitual e recém-nascido. Método: Estudo metodológico em três etapas: 1) estudo epidemiológico de série temporal; 2) construção de Guia de indicadores maternoinfantil; e, 3) construção de Observatório Virtual para educação permanente em saúde materno-infantil. Etapa 1: dados dos óbitos infantis ocorridos entre 2011 a 2021, extraídos dos Sistemas de Informações sobre Mortalidade e Nascidos Vivos, de junho a setembro de 2022, em Fazenda Rio Grande, Paraná. As causas de óbitos foram categorizadas segundo evitabilidade, redutibilidade, e, faixa etária ao morrer, valendo-se do programa TABNET; desenvolvida análise de tendência por regressão linear pela técnica de 'Prais-Winsten. Etapa 2: pesquisa documental, de agosto a outubro de 2022, com busca em sítios oficiais internacionais e das esferas públicas; e, revisão narrativa para apresentação de publicações científicas sobre fatores de risco para morbimortalidade materna e infantil. Etapa 3: pesquisa documental, de junho a agosto de 2022, em sítios oficiais das esferas públicas e instituições sem fins lucrativos, filiadas à Associação Médica Brasileira. A apreciação dos dados das Etapas 2 e 3 basearam-se na Análise de Conteúdo Categorial de Bardin. Resultados: Etapa 1: 36,5% dos óbitos evitáveis ocorreram por assistência inadequada à mulher durante o parto; 26,8% à mulher durante a gestação; e, 16% ao recém-nascido. Houve redução percentual nos coeficientes de mortalidade geral (B = -0,32; IC95% -0,91;0,68) e por causas evitáveis (B = -0,74; IC95% -0,98;0,50), sem significância estatística nos resultados quanto às tendências (p >= 0,05). Etapas 2 e 3: produziu-se um Guia conceitual e prático para seleção e cálculo de indicadores materno-infantis e; o Observatório Maternal Care em quatro eixos educativos e informativos - materiais base, indicadores, legislações e notícias. Conclusão: Etapa 1: verificou-se a necessidade de intervenções voltadas para os cuidados com o recém-nascido e com as mulheres no pré-natal e parto, devido à expressividade das causas de morte evitáveis. Etapas 2 e 3: tais tecnologias educacionais, replicáveis e inovadoras, promovem o desenvolvimento de competências técnicas dos profissionais, projetando possibilidades de construção/desconstrução de ideias e conhecimentos, essenciais para mudanças nas práticas e na gestão. Assim, possibilitando a melhoria dos níveis de saúde materno-infantis, entendendo que educação e saúde são práticas indissociáveis e interdependentes na melhoria do cuidado prestado. Afirma-se que a presente pesquisa assume um papel social relevante no cenário da saúde do município analisado. Abstract: Introduction: Educational technology production research developed in the Graduate Program in Health Care Practice, in the Research Line: Health Care and Nursing Process. A replicable innovation was obtained for the permanent education process for Primary Care, consisting of: didactic-instructional material and a website. General Objective: To develop educational technology products for professionals of the Primary Health Care network, aiming to subsidize the management and assistance to pregnant women at usual risk. Specific objectives: To know the trend of infant mortality by preventable causes in Fazenda Rio Grande-PR; to elaborate a Guide of indicators; and a Virtual Observatory to subsidize the assistance to pregnant women and newborns at usual risk. Method: Methodological study in three stages: 1) epidemiological study of time series; 2) construction of a Guide of maternal and child indicators; and, 3) construction of a Virtual Observatory for permanent education in maternal and child health. Stage 1: data on infant deaths that occurred between 2011 and 2021, extracted from the Information Systems on Mortality and Live Births, from June to September 2022, in Fazenda Rio Grande, Paraná. The causes of deaths were categorized according to avoidability, reducibility, and age at death, using the TABNET program; trend analysis was developed by linear regression by the 'Prais- Winsten' technique. Stage 2: documentary research, from August to October 2022, with a search in official international and public websites; and, narrative review for presentation of scientific publications on risk factors for maternal and infant morbidity and mortality. Stage 3: documentary research, from June to August 2022, in official sites of the public spheres and non-profit institutions affiliated to the Brazilian Medical Association. The assessment of data from Stages 2 and 3 was based on Bardin's Categorical Content Analysis. Results: Stage 1: 36.5% of preventable deaths occurred due to inadequate care for women during childbirth; 26.8% for women during pregnancy; and, 16% for newborns. There was a percentage reduction in the overall mortality coefficients (B = -0.32; 95% CI -0.91;0.68) and from preventable causes (B = -0.74; 95% CI -0.98;0.50), with no statistical significance in the results regarding trends (p >= 0.05). Stages 2 and 3: a conceptual and practical Guide for the selection and calculation of maternal and child indicators was produced and; the Maternal Care Observatory in four educational and informative axes - base materials, indicators, legislations and news. Conclusion: Stage 1: the need for interventions aimed at the care of the newborn and women during prenatal and childbirth was verified, due to the expressiveness of the preventable causes of death. Steps 2 and 3: such educational technologies, replicable and innovative, promote the development of technical skills of professionals, projecting possibilities of construction/deconstruction of ideas and knowledge, essential for changes in practices and management. Thus, enabling the improvement of maternal and child health levels, understanding that education and health are inseparable and interdependent practices in the improvement of the care provided. It is stated that this research assumes a relevant social role in the health scenario of the analyzed municipality.
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