Empreendedorismo feminino na perspectiva da identidade social
Resumo
Resumo: Essa dissertação coloca em foco a identidade empreendedora de mulheres, uma categoria de crescente interesse por pesquisadores no campo do empreendedorismo feminino. Assim, o objetivo principal do estudo foi entender a formação da identidade empreendedora de mulheres. Por meio da abordagem da identidade social pautada no interacionismo simbólico, em que indivíduos constroem sua percepção de si pela atribuição de categorias subjetivas, a identidade para si, e pelas interações com o meio social criando uma percepção de si pelas categorias atribuídas a ele em sociedade, a identidade para o outro, foram determinados três objetivos específicos: compreender a percepção das empreendedoras na construção da identidade para si em suas narrativas; compreender a percepção das entrevistadas acerca do olhar que outros indivíduos têm sobre elas enquanto empreendedoras; e entender a relevância de influências externas de instituições e formações específicas para a identidade empreendedora. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando do estudo qualitativo básico como técnica de pesquisa e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. As participantes do estudo são mulheres, microempreendedoras e microempreendedoras individuais, com negócios formalizados, consolidados a pelo menos três anos e meio, e atuantes em Curitiba-PR. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas foram criadas categorias de análise que permitissem evidenciar os processos de socialização, as percepções das empreendedoras sobre si em contraste com as interações com outros, como entendem o papel de homens e mulheres empreendedores e sobre o ambiente, oportunidades e desafios para seus negócios. Os resultados evidenciam a natureza contraditória dos processos identitários, em que as mulheres buscam ser independentes, terem autonomia, flexibilidade e sentirem-se autorrealizadas, ao mesmo tempo tentam driblar ou combater as influências externas negativas que procuram colocar a mulher em lugar de subalternidade, exclusão ou ditam seus comportamentos e influenciam sua visão de mundo em que elas sentem necessidade de mascarar sua ambição e importância por ganhos monetários, e evidenciam um sentimento de solidão na jornada empreendedora. Por isso buscam a validação, credibilidade, respeito no âmbito social e em comunidades com quem possam compartilhar e sentir-se pertencentes, garantindo segurança na tomada de decisão. Nessa busca de equilíbrio entre os processos identitários se formam as identidades empreendedoras, assim a pesquisa também contribui na compreensão das etapas para esse processo em vista de conhecimento para elaboração de políticas públicas que ampare essas empreendedoras, desenvolvimento de currículos alinhados para o gênero e sobre empreendedorismo feminino, possibilitando cultivar a cultura empreendedora para jovens interessadas na atividade. Abstract: This dissertation focuses on the entrepreneurial identity of women, an increasingly studied category within the field of female entrepreneurship. The primary aim of this study was to understand the formation of women's entrepreneurial identities. Using the framework of social identity, based on symbolic interactionism, it posits that individuals construct their selfperception through the attribution of subjective categories (identity for oneself) and through interactions with the social environment, creating a perception of oneself through categories assigned by society (identity for others). The research identified three specific objectives: to understand the entrepreneurs’ perceptions of their own identities in their narratives; to explore how these women perceive others’ views of them as entrepreneurs; and to assess the impact of external influences from institutions and specific training on their entrepreneurial identity. A qualitative interpretative approach was employed, utilizing basic qualitative study methods and semi-structured interviews for data collection. The participants were female microentrepreneurs and sole proprietors, with formalized businesses established for at least three and a half years, operating in Curitiba-PR, Brazil. Through content analysis of the interviews, categories were developed to highlight the socialization processes, the entrepreneurs' perceptions of themselves in contrast to their interactions with others, their understanding of the roles of male and female entrepreneurs, and the environment, opportunities, and challenges for their businesses. The findings reveal the contradictory nature of identity processes. The women strive for independence, autonomy, flexibility, and self-fulfillment, while simultaneously attempting to navigate or counteract negative external influences that impose subordination, exclusion, or dictate their behaviors and influence their worldview. They feel the need to mask their ambition and the importance of monetary gains, leading to feelings of loneliness in their entrepreneurial journey. Therefore, they seek validation, credibility, and respect in the social sphere and in communities where they can share experiences and feel a sense of belonging, which ensures security in decision-making. This quest for balance shapes their entrepreneurial identities. Thus, the research also contributes to understanding the steps in this process, providing insights for the development of public policies that support these entrepreneurs, the creation of gender-aligned curricula, and the fostering of an entrepreneurial culture among young women interested in the field.
Collections
- Dissertações [74]