Estratégias de atendimento odontológico para pacientes no Espectro Autista : uma revisão narrativa da literatura
Resumo
Resumo: Nota-se que atualmente há um aumento de crianças com diagnóstico de autismo nas populações, com prevalência de 1 para cada 36 criança de 8 anos. Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração do neurodesenvolvimento que reflete em diversas formas de comportamento, o que torna o atendimento odontológico a essas crianças um grande desafio ao cirurgião dentista. Ainda por se tratar de um espectro, há uma grande variabilidade comportamental, neurológica e sensorial desses pacientes, o que requer do profissional uma capacitação em relação às estratégias e recursos para viabilizar o atendimento odontológico. Assim, o objetivo desse estudo é revisar a literatura quanto ao diagnóstico do TEA, suas classificações e alterações comportamentais bem como as diversas estratégias de abordagem para o atendimento odontológico. Para tanto, o levantamento bibliográfico foi realizado em janeiro 2024, nas bases eletrônicas PUBMED, SCIELO e LILACS, utilizando os descritores "autism spectrum disorder", "autism", "oral health", "behavior" e "dental care". Um total de 65 estudos foram encontrados e avaliados por um examinador K.F.B, por meio da análise de título e abstract. Foram selecionados estudos relacionados à definição do autismo, bem como aqueles relacionados ao autismo, o atendimento odontológico, e as técnicas de manejo comportamental e técnicas de atendimento empregadas pelo dentista frente aos desafios encontrados no paciente autista. Dentre as maiores dificuldades encontradas nos atendimentos, foram descritas às alterações sensoriais, auditivas, visuais e gustativas desses pacientes, a deficiência intelectual e a falta de fala verbal. As técnicas mais utilizadas foram a técnica mostrar-dizer-fazer, recursos visuais e pedagógicos, figuras PEC's (Sistema de Comunicação por troca de imagens), adaptação do ambiente, técnicas de dessensibilização, reforço positivo, adaptações sensoriais, uso de contenção, uso de sedação medicamentosa, sedação com óxido nitroso e uso de anestesia geral. Conclui-se que o TEA apresenta variabilidade clínica de acordo com o nível de classificação e comprometimento motor e sensorial. As estratégias de atendimento podem facilitar a dessensibilização dos pacientes, no entanto, a gravidade do comprometimento no TEA e a necessidade de tratamento odontológico, técnicas farmacológicas ou anestesia geral são estratégias mais rápidas e efetivas Abstract: It is noted that there is currently an increase in children diagnosed with autism in populations, with a prevalence of 1 for every 36 8-year-old children. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that affects different forms of behavior, which makes dental care for these children a major challenge for the dental surgeon. Even as it is a spectrum, there is great behavioral, neurological and sensory variability in these patients, which requires the professional to be trained in strategies and resources to provide dental care.Therefore, the objective of this study is to review the literature regarding the diagnosis of ASD, its classifications and behavioral changes as well as the different strategies for approaching dental care. To this end, the bibliographic survey was carried out in January 2024, in the electronic databases PUBMED, SCIELO and LILACS, using the descriptors " autism spectrum disorder" , " autism" , " oral health" , " behavior" and " dental care" . A total of 65 studies were found and evaluated by a K.F.B examiner, through title and abstract analysis. Studies related to the definition of autism were selected, as well as those related to autism, dental care, and behavioral management techniques and care techniques used by the dentist when faced with the challenges encountered in autistic patients. Among the greatest difficulties encountered in care were the sensory, auditory, visual and gustatory changes of these patients, intellectual disability and lack of verbal speech. The most used techniques were the show-telldo technique, visual and pedagogical resources, PEC's figures (Image Exchange Communication System), adaptation of the environment, desensitization techniques, positive reinforcement, sensory adaptations, use of restraint, use of drug sedation, nitrous oxide sedation and use of general anesthesia. It is concluded that ASD presents clinical variability according to the level of classification and motor and sensory impairment. Care strategies can facilitate the desensitization of patients, however, the severity of the impairment in ASD and the need for dental treatment, pharmacological techniques or general anesthesia are faster and more effective strategies
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