Uso de materiais educativos direcionados aos pais sobre a prevenção de cárie dentária em crianças no contexto familiar : uma revisão integrativa
Resumo
Resumo: A cárie dentária continua a ter um importante impacto social, econômico e de saúde pública global, afetando a qualidade de vida e gerando custos significativos no tratamento. Os pais ou responsáveis, têm a responsabilidade primária pelos cuidados das crianças e desempenham um importante papel preventivo pela formação de bons hábitos de saúde oral dos seus filhos. Esta revisão integrativa (RI) teve como objetivo analisar o uso de materiais educativos direcionados aos pais de crianças na faixa etária entre 0 e 13 anos, sobre a prevenção de cárie dentária em crianças no contexto familiar. A RI foi realizada em cinco etapas: formulação do problema, pesquisa da literatura, avaliação crítica de dados, análise de dados e apresentação dos resultados. Foram inicialmente identificados 1003 artigos e após remoção de duplicatas e exclusão de artigos por não preencherem aos critérios de elegibilidade, foram incluídos 21 artigos na amostra final. Dos artigos selecionados sete eram qualitativos, três eram do tipo quase e dentre os delineamentos experimentais foram encontrados onze trabalhos. Os dados encontrados demonstraram a efetividade da aplicação de recursos educativos como vídeos e panfletos na promoção de saúde e na prevenção de doenças, em especial a cárie dentária. Além disso, demonstraram a relevância de se levar em consideração o contexto sociocultural e o nível de letramento dos participantes aos quais se destinam os materiais. No entanto identificou trabalhos com metodologias e objetivos muito distintos, portanto, faz-se necessário uma padronização das pesquisas, principalmente experimentais para facilitar a análise e comparação dos dados apresentados. Abstract: Dental caries continues to have an important social, economic, and global public health impact, affecting quality of life and generating significant treatment costs. Parents or guardians have primary responsibility for the care of children and play an important preventive role in forming good oral health habits in their children. This integrative review (IR) aimed to analyze the use of educational materials aimed at parents of children between the ages of 0 and 13on the prevention of dental caries in children in the family context. The IR was carried out in five stages: problem formulation, literature search, critical evaluation of data, data analysis, and presentation of results. Initially, 1003 articles were identified and after removing duplicates and excluding articles for not meeting the eligibility criteria, 21 articles were included in the final sample. Of the selected articles, seven were qualitative, three were quasi-experimental and eleven were experimental. The data found demonstrated the effectiveness of the application of educational resources in health promotion and disease prevention, especially regarding dental caries. They also demonstrated the importance of considering the sociocultural context and literacy level of the participants for whom the materials are intended. However, it identified studies with vastly different methodologies and objectives, so it is necessary to standardize research, especially experimental research, to facilitate the analysis and comparison of the presented data.
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