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dc.contributor.advisorAraújo, Luize Bueno de, 1988-pt_BR
dc.contributor.advisorIsrael, Vera Lúcia, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Adriano Zanardi da, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Fernando Lucas Harapt_BR
dc.contributor.otherMincewicz, Guilhermept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação Bacharelado em Fisioterapiapt_BR
dc.creatorSilva, Adriano Zanardi dapt_BR
dc.date.accessioned2024-05-16T23:09:46Z
dc.date.available2024-05-16T23:09:46Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/88072
dc.descriptionOrientadoras: Vera Lúcia Israel e Luize Bueno de Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Fisioterapiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos, regularmente matriculados do 3º ao 5º ano de uma escola municipal de Matinhos/PR. Aplicou-se nesses a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, antes e depois de oito intervenções psicomotoras de 40 minutos, feitas na própria escola, em horário de aula. Os dados relativos às variáveis Idade Cronológica (em meses), Idade Motora Geral (IMG em meses), Quociente Motor Geral (QMG), Escala de Desenvolvimento (ED), Idade Positiva ou negativa (I +- em meses), Idade Motora Fina (IM1), Idade Motora Global (IM2), Idade Motora de Equilíbrio (IM3), Idade Motora Esq. Corporal (IM4), Idade Motora de Org. Espacial (IM5) e Idade Motora de Org. Temporal (IM6) foram avaliados em dois grupos de trabalho: Grupo Controle (n=24) e Grupo Experimental (n=26). Tais variáveis foram avaliadas nos dois grupos em um delineamento de pré-pós teste. Na análise da variável quociente motor geral, foi possível verificar que em todos os anos, o grupo experimental apresentou aumento significativo de suas médias no momento de reavaliação quando comparadas ao momento de avaliação, fato este não observado entre as crianças do grupo controle. Este estudo mostra que quatro semanas de intervenção motora, com frequência de duas sessões semanais, focadas nas reais dificuldades dos escolares e inseridas no ambiente escolar, podem facilitar a aquisição de habilidades motoras.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCapacidade motorapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento psicomotor de habilidades motoras em escolares de 8 a 10 anos em uma escola publicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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