Análise da contribuição do lean office em gerenciamento de projetos
Resumo
Resumo: A competitividade em escala mundial por clientes e investimentos se mostra uma característica contemporânea irreversível no universo da indústria automotiva. As companhias se veem pressionadas a entregar produtos melhores à clientes cada vez mais conscientes de seus direitos e exigentes com suas preferências. Neste cenário, o desempenho do gerenciamento de projetos é testado a cada entrega, impelindo as equipes à um estado de autoquestionamento constante sobre seus indicadores chave de desempenho (KPIs), orçamento e tempo de comercialização (TTM). Agrega-se a tensão natural no gerenciamento de projetos automotivos, os estudos no campo da tomada de decisão que mostram que os seres humanos não tomam decisões se baseando em dados racionais unicamente, mas são direta e constantemente influenciados por heurísticas e vieses, trazendo aspectos irracionais às suas decisões. Por outro lado, a introdução do Lean Manufacturing na década de 70, com seus conceitos voltados à eliminação dos desperdícios, trouxe particular contribuição à indústria automotiva que se via mergulhada no fordismo. Estudos avaliam a aplicação nas áreas administrativas, passando a ser chamado de Lean Office. Visando trazer uma contribuição para melhorar o gerenciamento de projetos na indústria automotiva, essa pesquisa busca compreender a contribuição da aplicação dos conceitos do Lean Office na tomada de decisão em gerenciamento de projetos automotivos. A pesquisa tem por objetivo propor um framework teórico que pode auxiliar a tomada de decisão. A dissertação está orientada a responder a seguinte pergunta de pesquisa: "Como a aplicação do Lean Office pode auxiliar o gerenciamento de projetos?" Para responder a essa questão será utilizada uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso em uma empresa multinacional da indústria automotiva. A coleta de dados ocorrerá pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, de observação participante e de pesquisa documental. Abstract: Global competitiveness by clients and investments is an irreversible contemporary feature in the automotive industry. Companies are under pressure to deliver better products to customers increasingly aware of their rights and demanding with their preferences. In this scenario, project management performance is tested with each delivery, pushing teams into a state of constant self-questioning about their key performance indicators (KPIs), budget, and market time (TTM). It adds to the natural tension in the management of automotive projects, studies in the field of decision-making that show that human beings do not make decisions based on rational data only but are directly and constantly influenced by heuristics and bias, bringing irrational aspects to their decisions. On the other hand, the introduction of Lean Manufacturing in the 1970s, with its concepts aimed at eliminating waste, brought contribution to the automotive industry that was immersed in Fordism. Studies evaluate the application in the administrative areas, being called Lean Office. Aiming to bring a contribution to improve project management in the automotive industry, this research seeks to understand the contribution of the application of Lean Office concepts in decision making in automotive project management. The research aims to propose a theoretical framework that can help decision making. The dissertation is oriented to answer the following research question: "How can the Lean Office application help project management?" To answer this question will be used a qualitative approach, from a case study in a multinational company of the automotive industry. Data collection will occur through the application of semi-structured interviews, participant observation and documentary research.
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