• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Artes (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Muralismo chileno como inspiração política e poética : um olhar a partir da experiência de mulheres em coletivos artísticos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-NICOLLI-BREMER-DOS-SANTOS.pdf (6.421Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santos, Nicolli Bremer dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho busca socializar conceitos relacionados à história do Muralismo Chileno, como é conhecido popularmente o muralismo político que surgiu no Chile na década de 1960 e se espalhou pela América Latina, apontando influências políticas e visuais contidas em murais realizados por mulheres em coletivos artísticos no Brasil, dos quais a autora deste trabalho participa. Divide-se em três partes: Na primeira, enfoca o estudo do livro Puño y Letra (2016), de Eduardo Castillo Espinoza, que trata da história do muralismo político no Chile, protagonizado pelas Brigadas Muralistas e por artistas que apoiaram a campanha da Unidade Popular (Coligação da Esquerda Eleitoral Chilena). Devido à escassez de referenciais sobre o tema, principalmente em língua portuguesa, este material se caracteriza como uma homenagem, tendo como um dos objetivos tornar acessível o assunto tratado em Puño y Letra (2016), a partir de uma tradução livre da pesquisadora. Ao longo de sua história, a visualidade chilena manteve suas características revolucionárias, atuando como arte política: sempre há uma mensagem a ser representada através da intervenção artística, que, segundo Espinoza, costuma ser de grande formato e realizada coletivamente. Esta experiência artística e política gerou uma identidade visual onde o povo se reconhece, que foi perpetuada por vários coletivos e artistas ao redor do mundo. Na segunda parte, se explicita a influência do muralismo político através do relato de experiência na construção de três pinturas murais com participação da pesquisadora e outras mulheres, abordando os aspectos artísticos e políticos que os envolvem. Posteriormente, na terceira parte se apresenta uma proposta artística e pedagógica a partir da produção do fanzine autoral intitulado "Muralismo: Uma arte de luta", que expõe brevemente a história do muralismo político no Chile visando à difusão educativa de algumas técnicas artísticas para a realização de murais pela população local
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87672
    Collections
    • Artes (Litoral) [139]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV