Por uma educação em ciências nos caminhos da hermenêutica filosófica : articulações entre bildung e experiência estética ao ensino de física
Resumo
Resumo: Grande parte das proposições didático-pedagógicas com as quais a Educação em Ciências (EC) se preocupa supervalorizam o saber em detrimento do experienciar, do ser. O enfoque preponderante na aquisição de conteúdos científicos nas aulas de Ciências provoca uma série de consequências que culminam em limitações no processo formativo dos estudantes. Frente a isso, torna-se necessário pensar aspectos filosóficos da EC que considere uma formação integral de modo que, a partir deles, as práticas do campo sejam repensadas. Esta pesquisa tem por objetivo articular o conceito de Bildung e Experiência Estética na Educação em Ciências baseado na Hermenêutica Filosófica como um modo de buscar essa formação integral. O termo alemão Bildung não possui uma tradução exata na língua portuguesa, mas é comumente entendido como formação. Distingue-se dos termos Ensino e Educação, já que se refere a uma formação do aluno como pessoa completa, pautada na compreensão do mundo, mas também em um movimento de constituição da própria identidade. A tradição pedagógica da Bildung ganhou força na Alemanha no século XVIII dentro dos estudos da Pedagogia Continental e da Didaktik e, desde então, tem assumido diversas abordagens. Tal visão, bastante difundida em um contexto educacional estrangeiro e, em alguma medida, explorada em algumas pesquisas brasileiras em Educação, é pouco abordada no campo da Educação em Ciências. Dentre as diversas vertentes de estudo sobre o assunto, buscamos entender as contribuições da Bildung por meio da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, tendo em vista que esta busca recuperar a dimensão Ético-Estética da experiência humana, calcada na valorização ontológica do ser, o que permite entender a Educação em Ciências diferente de um enfoque cognitivo e instrumental. Esta pesquisa é apresentada em quatro artigos independentes de caráter teórico que, em conjunto, apontam para uma Educação em Ciências para além da aquisição de conteúdos e da resolução de problemas. No primeiro artigo, perpassamos aspectos da herança iluminista na Educação em Ciências de modo a apontar para a abordagem gadameriana como caminho de contorno. Após reconhecer as potencialidades dessa perspectiva filosófica, buscamos, no segundo artigo, aprofundar a compreensão da Filosofia de Gadamer de modo a relacioná-la com o campo da Filosofia da Educação, da Filosofia da Ciência e da Filosofia da Educação em Ciências. Nos dois artigos finais, propomo-nos a investigar conceitos específicos de Gadamer. No terceiro artigo, reiteramos a dimensão ontológica da Bildung em Gadamer de modo a defender a sua atualidade para o campo da Educação em Ciências. Por fim, no quarto artigo, articulamos os conceitos de Bildung e Experiência Estética em Gadamer como um caminho à compreensão hermenêutica de modo a retratar um campo específico da Educação em Ciências: o Ensino de Física. Ao longo dos quatro artigos, argumentamos em favor de uma EC que considere seus processos educativos em uma dimensão ontológica e, portanto, ética, estética, histórica e linguística. Abstract: Most of the didactic-pedagogical propositions that Science Education (SE) is concerned with overvalue knowledge to the detriment of experiencing, of being. The preponderant focus on the acquisition of scientific content in Science classes causes a series of consequences that culminate in limitations in the students' education process. In view of this, it becomes necessary to think about philosophical aspects of SE that consider an integral formation so that, based on them, practices of the research field are rethought. This research aims to articulate the concept of Bildung and Aesthetic Experience in Science Education based on Philosophical Hermeneutics as a way of seeking this integral formation. The German term Bildung does not have an exact translation in Portuguese, but it is commonly understood as formation. It is distinguished from the terms Teaching and Education, as it refers to the formation of the student as a complete person, based on the understanding of the world, but also on a movement to establish one's own identity. The pedagogical tradition of Bildung gained strength in Germany in the 18th century within the studies of Continental Pedagogy and Didaktik and, since then, has taken on different approaches. This view, quite widespread in a foreign educational context and, to some extent, explored in some Brazilian research in Education, is little addressed in the field of Science Education. Among the various aspects of study on the subject, we seek to understand the contributions of Bildung through the Philosophical Hermeneutics of Hans-Georg Gadamer, considering that it seeks to recover the Ethical-Aesthetic dimension of human experience, based on the ontological valorization of being, which allows us to understand Science Education differently from a cognitive and an instrumental approach. This research is presented in four independent theoretical articles that, together, point to Science Education beyond the acquisition of content and problem solving. In the first article, we covered aspects of the Enlightenment heritage in Science Education to point to the Gadamerian approach to deal with it. After recognizing the potential of this philosophical perspective, we seek, in the second article, to deepen the understanding of Gadamer's Philosophy to relate it to the field of Philosophy of Education, Philosophy of Science and Philosophy of Science Education. In the final two articles, we propose to investigate specific concepts of Gadamer. In the third article, we reiterate the ontological dimension of Bildung in Gadamer to defend its relevance for the field of Science Education. Finally, in the fourth article, we articulate the concepts of Bildung and Aesthetic Experience in Gadamer as a path to hermeneutic understanding to portray a specific field of Science Education: Physics Teaching. Throughout the four articles, we argue in favor of a SE that considers its educational processes in an ontological and, therefore, ethical, aesthetic, historical and linguistic dimension.
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