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dc.contributor.advisorCardim, Leandro Neves, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorSouza Junior, Nahor Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T20:03:54Z
dc.date.available2024-04-10T20:03:54Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87406
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardimpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 20/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho consiste em apresentar a aplicação prática de uma autobiografia dentro do conceito filosófico do sentido da vida, conceito este que tem origem na concepção clássica, passa pelo mundo medieval e adentra na modernidade e contemporaneidade, abordando também temas como depressão e suicídio. Para tanto, recorre-se aos autores Søren Kierkegaard e Viktor Frankl para pensar a temática, bem como ao conceito de autobiografia dentro da perspectiva filosófica. Kierkegaard não trabalha exatamente uma temática específica sobre o sentido, mas foca nas decisões do Indivíduo que é responsável pela sua existência. Frankl tem uma teoria sobre o sentido, oriunda principalmente da sua experiência no campo de concentração, onde o sentido é algo individual do ser humano e pode ser alcançado mesmo sob condições extremas. O trabalho prático focou na construção de uma autobiografia a partir de aulas lecionadas sobre o tema em 2021 na cidade de Camboriú, Santa Catarina, Brasil, onde os estudantes tiveram conteúdos sobre Existencialismo, Kierkegaard e Frankl, bem como conceitos chaves do assunto, e entregaram ao professor suas histórias de vida. Palavras como suicídio, solidão e felicidade foram amplamente escritas pelos adolescentes. Com isso, o trabalho dissertativo quer ampliar a questão do pensar a si mesmo, uma atitude filosófica, situação muitas vezes esquecida no cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work consists of presenting the practical application of an autobiography within the philosophical concept of the meaning of life, a concept that originates in the classical conception, passes through the medieval world and enters modernity and contemporaneity, also approaching themes such as depression and suicide. For that, authors Søren Kierkegaard and Viktor Frankl are used to think about the theme, as well as the concept of autobiography within a philosophical perspective. Kierkegaard does not exactly work on a specific theme about meaning, but focuses on the decisions of the Individual who is responsible for its existence. Frankl has a theory about meaning, derived from his experience in the concentration camp, where meaning is something individual to human beings and can be achieved even under extreme conditions. The practical work focused on the construction of an autobiography from classes taught on the subject in 2021 in the city of Camboriú, Santa Catarina, Brazil, where students had content on Existentialism, Kierkegaard and Frankl, as well as key concepts of the subject, and delivered to the teacher their life stories. Words like suicide, loneliness and happiness were widely written by teenagers. With this, the dissertation work wants to expand the issue of thinking about oneself, a philosophical attitude, a situation often forgotten in everyday life.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectKierkegaard, Soren, 1813-1855pt_BR
dc.subjectFrankl, Viktor Emil, 1905-1997pt_BR
dc.subjectExistencialismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleExperiência autobiográfica no ensino médio com foco no sentido da vida a partir das contribuições de Soren Kierkegaard e Viktor Franklpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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