• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A complexidade do uso dos plásticos : uma proposta de interação educativa em um cursinho pré-vestibular

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-LETICIA CALARGA ARGENTON.pdf (823.6Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Argenton, Leticia Calarga
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Essa é uma pesquisa em educação ambiental, de natureza qualitativa, que teve como objetivo analisar uma prática educativa sobre a problemática do consumo de plástico na sociedade contemporânea, desenvolvida com os alunos do Curso Comunitário Pré Vestibular, nas dependências da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, com a intenção de promover o letramento cientifico, a fim de desvelar a complexidade da problemática dos plásticos, promovendo reflexões e compartilhamento de ideias entre os participantes. Os plásticos estão presentes cotidianamente na sociedade contemporânea, seu consumo tem se tornado massivo, o que tem causado inúmeros impactos ambientais e na saúde humana, por este motivo a educação ambiental tem por objetivo melhorar a relação do ser humano com a natureza a fim de encontrar todos os caminhos que podem levar a uma conscientização da necessidade de autopreservação, propiciando reflexões, debates e modificações. Desse modo, a formação do sujeito ecológico se torna importante devido ao processo de formação de uma consciência ecológica, crenças e valores que apontam para um jeito ecológico de ser, um novo estilo de vida, com modos próprios de pensar o mundo e, principalmente, de pensar a si mesmo e as relações com os outros neste mundo. A pesquisa de campo, realizada por meio de uma prática educativa embasada na Abordagem Temática Freiriana, evidenciou a importância da participação ativa dos educandos na construção do conhecimento. A análise dos resultados, tanto das discussões orais quanto do mural virtual, revelou as percepções dos participantes sobre a problemática dos plásticos. A utilização da ferramenta Padlet permitiu uma participação ativa dos alunos, promovendo a construção coletiva de conhecimento e estimulando a reflexão sobre diferentes dimensões da problemática dos plásticos
     
    Abstract : This is an environmental education research, of a qualitative nature, which aimed to analyze an educational practice on the issue of plastic consumption in contemporary society, developed with students of the Community Pre-University Course, on the premises of the Federal University of Paraná, Palotina Sector, with the intention of promoting scientific literacy, in order to reveal the complexity of the plastics problem, promoting reflections and sharing of ideas among participants. Plastics are present daily in contemporary society, their consumption has become massive, which has caused numerous environmental and human health impacts, for this reason environmental education aims to improve the relationship between human beings and nature to find all paths that can lead to an awareness of the need for self-preservation, providing reflections, debates, and modifications. In this way, the formation of the ecological subject becomes important due to the process of formation of an ecological consciousness, beliefs and values that point to an ecological way of being, a new lifestyle, with its own ways of thinking about the world and, mainly, of thinking about oneself and relationships with others in this world. The field research, carried out through an educational practice based on the Freirian Thematic Approach, highlighted the importance of students' active participation in the construction of knowledge. Analysis of the results, both from the oral discussions and the virtual wall, revealed the participants' perceptions about the issue of plastics. The use of the Padlet tool allowed active participation by students, promoting the collective construction of knowledge, and encouraging reflection on different dimensions of the plastics issue.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87402
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV