A função social da escola e do ensino de biologia: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
Resumo
Resumo : A função social da educação é o preparo para a cidadania, neste sentido as ações docentes devem ser planejadas a fim de formar indivíduos aptos para conviver em sociedade. Porém educação e escola são conceitos determinado sócio- historicamente, deste modo, existem diferentes pressupostos sobre o papel da escola em razão do contexto histórico e social. Tendo como horizonte a função social da escola e a formação para a cidadania, o presente trabalho objetivou analisar quais seriam as competências esperadas da escola e do ensino de ciências/biologia a partir dos pressupostos da Pedagogia Histórica-Crítica de Dermeval Saviani, assim como debater como o cenário do ensino público na rede estadual do Paraná influência a função social do trabalho do docente destas duas áreas. O trabalho é de natureza qualitativa, se caracterizando como um levantamento bibliográfico e utilizando a análise de conteúdo como método de análise de dados. Os resultados apontados pelo trabalho indicam que pela base marxista a Pedagogia histórico-crítica entende que a educação não é igualitária para todos. Outro ponto levantado pelo trabalho é que o poder público age como um agente precarizador, tanto da educação como do trabalho docente. O trabalho ressaltou a importância do currículo, pois este documento reflete o papel que a escola desempenhará na formação do sujeito. Um ensino de ciências/biologia com uma visão crítica entende que é importante adentrar não apenas os conceitos, mas também implicações éticas, morais, sociais, científicas, dentre outros aspectos dos conteúdos, a fim de que a escola forme alunos que possam entender opinar e atuar nas diferentes situações do cotidiano. O trabalho também ressaltou a escassez de artigos que relacionem o ensino de ciências/biologia em uma perspectiva crítica Abstract :The social function of education is preparation for citizenship, in this sense teaching actions must be planned in order to form individuals capable of living in society. However, education and school are socio-historically determined concepts, thus, there are different assumptions about the role of the school due to historical and social periods. The present work aimed to analyze what would be the expected competencies of the school and the teaching of science/biology based on the assumptions of Dermeval Saviani's Historical-Critical Pedagogy, as well as debating how the public education scenario in Paraná influences the social function of the work of Science teacher. The work is qualitative in nature, characterized as a bibliographic survey and using content analysis as a data analysis method. The results highlighted by the work indicate that, based on a Marxist basis, historical critical pedagogy understands that education is not equal for everyone. Another point raised by the work is that public authorities act as an precarient agent that makes teaching work precarious, with low wages, temporary hiring and professional instability. The work highlighted the importance of the curriculum, as this document reflects the role that the school will play in the subject's training. Science/biology teaching with a critical view understands that it is important to delve into not only the concepts, but also ethical, moral, social, scientific implications, among other aspects of the content, so that the school trains students who can understand how to give opinions and act in different everyday situations. The work also highlighted the scarcity of articles that relate biology teaching from a critical perspective
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- Licenciatura [83]